EstudosMais acessados

O pano novo em remendo de roupa velha e o vinho novo em odre velho

 


Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo. Nem se põe vinho novo em vasilhas de couro velhas; se o fizer, as vasilhas se rebentarão, o vinho se derramará e as vasilhas se estragarão. Pelo contrário, põe-se vinho novo em vasilhas de couro novas; e ambos se conservam. Mateus 9:16-17

O que Jesus quis dizer com isto?

Esta é uma parábola aparentemente muito simples e as vezes passamos despercebidos por ela. Mas se tratando de Jesus, tudo o que Ele fala tem um sentido muito mais amplo do que simples palavras. E, antes de tudo, precisamos entender um pouco o contexto histórico da época e a importância desses elementos para aquele povo.

Roupas não eram artigos tão fáceis de se produzir naquela época, devido a falta de recursos naturais como algodão, linho, seda, etc. Apenas a lã era um pouco mais acessível por terem criações de ovelhas. Então as pessoas usavam as roupas por muito tempo, ao ponto de ficarem velhas e rasgarem, precisando de remendos, mas elas também sabiam que se remendassem usando pano novo, quando fossem lavadas o pano novo encolheria e forçaria a frágil e velha roupa, rasgando-as, e por isso, não usavam panos novos para roupas velhas.

Os Odres eram um tipo cantil, feitos de pele de cabra (couro) e usado para guardar líquidos como água e vinho. Os odres mantinham a temperatura do líquido agradável, principalmente para aquele ambiente desértico e para aquele povo que caminhava por grandes distâncias no calor médio de 40Cº. O odre novo era também muito forte e ao mesmo tempo elástico, ótimo para armazenar o vinho novo que fermentaria com o calor liberando gases, expandindo a estrutura dele.

Mas o povo daquela época também sabia que não era correto guardar vinho novo em odre velho, pois o vinho fermentaria, expandiria a estrutura do couro já sem elasticidade e com certeza, perderiam tanto o vinho quanto o odre que ainda teria uso para guardar água.

A explicação e Aplicação

Jesus trazia um ensinamento novo que batia de frente contra o velho costume dos fariseus e dos escribas, por isso os rituais e tradições do judaísmo já não podiam contê-lo.

O pano novo é o evangelho do reino que causaria ruptura na roupa velha da sociedade judaica daquela época, na velha mentalidade, porquanto Jesus não poderia ensinar conforme os costumes judaicos, pois “remendo feito com pano novo não se usa em roupa velha”.

Do mesmo modo, como não se deve colocar um remendo novo numa roupa velha, o crente não pode querer andar com Jesus e continuar na prática do pecado, ou dos velhos costumes que os afastam dEle, pois é impossível viver uma vida de santidade permanecendo com as mesmas atitudes de quando não tinha Jesus. Novo é novo e velho é velho.

Não só isto, Jesus estava mostrando que os velhos costumes, tradições e práticas religiosas eram como odres velhos que não serviam para guardar os mandamentos de Deus, nem levar o homem a Deus.

Jesus qualifica o vinho novo como o melhor de propósito, porque muitos ainda preferem o vinho velho que são as tradições, costumes e religiosidade. Atualmente muitas pessoas continuam rejeitando as novas do evangelho de Jesus, apegando-se às tradições e preceitos religiosos dos seus antepassados.

O evangelho traz a graça, o judaísmo a observação das leis e regras. Jesus veio trazer o perdão e a reconciliação do homem com Deus por meio do novo Evangelho e de uma nova mentalidade.

 

Imagem fonte: Reprodução Google

52 thoughts on “O pano novo em remendo de roupa velha e o vinho novo em odre velho

  • Pingback: Você é cristão e não tem inimigos? É politicamente correto? Algo está errado! Entenda – Raciocínio Cristão

  • LUIZ MONSTANS

    pq. os maiores lideres religiosos, sabem tudo da Biblia, não cura os cegos? da olimpiadas

    Resposta
    • tiago

      pq quem tem o poder de curar é DEUS seu energúmeno!

      Resposta
      • Diego

        Mateus 10.1
        Jesus nos deu essa autoridade

        Resposta
    • evangelogy

      hahahahahah, boa mas cria coragem pra perguntar lá pra eles vai, aí mas tem uma coisa, não deixa eles por a mão na tua cabeça pois é aí que eles te hipnotizam pra te fazer falar sugesticamente que estava dodói e aí foi curado! Como muito acontece nesses shows de hipnose nessas “igrejas pentecostais” e afins. O mal da católica é apartir é o culto aos santos que morreram, o mal da protestante é o culto a hipnose.

      Resposta
      • Manuela

        Eu fui curada uma vez no templo ninguém colocou a mão na minha cabeça e outra vez de uma doença incurável dentro de casa orando sozinha. Deus é poderoso.

        Resposta
      • Milena

        Meu amigo, desculpe, mas vc está mal informado, a Igreja Católica não cultua santos, apenas pedem intercessão, assim como pedimos a qualquer familiar que se foi. É que acreditam que os santos estão qualificados mais perto de Deus, pela sua vivencia na terra seguindo os caminhos de Jesus.

        Resposta
        • Loanna

          1°tessalonicensses 2 .5-6.porque so ha um mediador(intercessor,que leva a Deus) entre Deus e os homens Jesus Cristo homem.6 O qual se deu a si mesmo em sacrifício por todos para servi de testemunho a seu tempo.

          Resposta
          • Adilson Alves

            1Timóteo

        • Nedson

          Então vc tem que ler mais a sua bíblia. Pq na sua própria bíblia diz que as imagens não valem nada 1 Co 10. 19; e que esses ‘santos’ que vc fala pedem a intercessão deles.
          Primeiro: A igreja católica não tem poder algum de santificar alguém. Quem santifica é Deus, Jo 17.17
          Segundo: Devemos pedir somente no nome de Jesus, Jo 14.13; para que Deus nos conceda, e não às imagens.

          Resposta
        • Vítoria

          Oiê , tudo bem ?
          Eu li seu comentário e não pude deixar de te dizer ou te lembrar se você já sabe .
          Jesus quando foi crucificado e ao terceiro dia ele ressuscitou, o véu que nos separava de Deus foi rasgado de alto abaixo nos dando livre acesso ao Pai. Então não precisa de intercessores para estar fazendo essa ligação com pai, Ele já te deu essa carta branca por meio de Jesus para conversar orar sem intermédio de ninguém “uma ligação direta”.
          Até porque Deus quer ter um relacionamento de pai e filho conosco, e pai e filho são íntimos não precisa de ninguém para dar recado . Não entenda essa resposta como na fronta mas sim como uma lembrança do seu acesso direto com o pai.
          Abraço !!

          Resposta
      • Sergio Rodrigues

        Evangeology. Gostaria que se apresentasse com seu nome de batismo. É respeito a seu Pai, e demonstra coragem para não se esconder em uma máscara. Respeito a igreja católica, pois dela, muitos de nós conheceram Jesus. Seguir a Jesus, é entender e praticar seu ensinamento, não apenas ler. Assim, em João 17, você tem a resposta a sua dúvida sobre o culto a santidade. Primeiramente, qualquer um de nós pode ser Santo, basta seguir o vinho de Cristo. Está em João 17. Jesus pede ao Pai que seus discípulos sejam 1 com ele como ele o é com o Pai. Que sejam santificados. E que todos que acreditarem neles tbem serão 1 só. Assim, todos que cressem e seguissem o vinho de Jesus, teriam o Espírito Santo dentro dele e portanto seriam Santificados. Um Santo é um ser Puro, é o próprio Espírito Santo. Jesus foi ungido pelo espírito Santo. Portanto tinha o Pai dentro dele. Jesus disse certa vez, eu testifico por mim e meu Pai por mim. Mas onde está teu Pai? Meu Pai está dentro de mim. Por isso A. Paulo em sua Epistola disse Esse é o verdadeiro Deus. Assim, quando ora a Jesus, está ora do a seu discípulo que eh Deus, e quando Ora a um Santo, Ora a discípulo que é Deus, pois contém o Espírito Santo e é um só. João 17 esta tua resposta.

        Resposta
      • ALAN KAIRON GONCALVES FERREIRA

        Amigo nem todos os cultos evangélicos fazem esse tipo de coisa, ainda existem pessoas comprometidas com o evangelho verdadeiro de Cristo, mas vc está certo em analisar os fatos ocorridos em certos cultos, mas lembre-se, a palavra de Deus diz: analisai tudo e retendes o que é bom, não busque as falhas desses homens fracos, mas busque a Cristo que ele sim é sincero e verdadeiro. Fique com Deus!

        Resposta
    • BIBLIA SAGRADA

      “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor…” Jeremias 29.13-14

      Resposta
    • Ruth

      Primeiramente, todos nós q nos dizemos ser Cristãos temos o poder de orar por uma pessoa e ela ser curada! (Marcos 16:15-18)Então não precisa necessariamente os líderes grandes irem lá e orar em por eles, vc pode muito bem ir lá e fazer isso! Segundo, ter conhecimento não quer dizer nada, até o diabo tem todo o conhecimento da Bíblia. O que falta no meio Cristão é a essência do Espírito Santo. Pois só com o poder que vem Dele que poderemos curar os outros e sermos curados através da Fé. .
      Bom dia fiquem na paz do Espírito Santo nesse dia, Amém!

      Resposta
    • Andreia

      Você leu o que Jesus disse?
      Vendo que tinha fé o curou, é necessário fé em Jesus e os líderes religiosos como vc disse são pessoas que irão te ajudar a ter fé. Pq a palavra de Deus diz: conhecereis a verdade e vdd te libertará. Essa verdade é Jesus.

      Resposta
    • Nilson

      Por que quem cura é Deus, e não os líderes, quer uma resposta melhor fale com Deus

      Resposta
  • Rodrigo

    Parabéns. Até agora essa foi a melhor explicação que eu li. Obrigado! Que Deus continue usando vocês.

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (admin)

      \o/

      Resposta
    • Marinete

      Marinete. Amém! Gostei muito desta explicação! Que, Deus, dar poder a quem tem fé, e a fé vem da Confiança ;em Deus!!

      Resposta
    • Antônio Loiola

      O que ainda cantar, pular e não ter transformação de caráter, mudança de vida é isso que Deus quer de nós. Que glorificamos o nome dEle em toda a nossa maneira de viver.

      Resposta
      • Lucimar Silva Santos

        Concordo plenamente !!! Ponto crucial da questão ; caráter !!!

        Resposta
  • jaqueline

    Esse Versiculo Estar Se Referindo a Homem Novo Com Mulher Velha e Mulher Velha Com Homem Novo e Assim Por Diante .Novo Tem Que Casar Com Novo e Velho Com Velho Para Envelhecer Juntos

    Resposta
      • Moises Monteiro

        ôoh e como faz sentido!! cada uma que a gente vÊ!

        Resposta
    • Sergio Rodrigues

      Jaqueline, a Paz de Deus esteja contigo. O fato de Jesus citar as bodas, não significa que esteja falando do casamento dos homens. O fato de citar as bodas, tem a ver com a presença de Jesus. Quando está presente, comem. Quando não estiver, jejuam para elevar-se ao plano espiritual pela pureza. E quanto a coisas velhas em relação as novas, não relaciona-se a idade do homem, em seu matrimônio mas refere-se a evolução do espírito. E um pensamento antigo, cheio de imperfeições pela interferência do homem na lei de Deus, não pode ser remendado, tem que ser substituído pelo novo. Assim é a Boa Nova. Os Judeus seguiam não apenas os 10 mandamentos, mas 600 leis criadas na época. Esse contraponto sempre surgia nas pregações de Jesus nas Sinagogas. E por esse motivo, por não aceitarem a Boa Nova em substituição a Velha Lei, o queriam matar.

      Resposta
  • Lemuel

    Ótimo texto. Estava em dúvida no real significado da parábola em questão, e ao ler seu texto percebi que faz todo o sentido. Obrigado por compartilhar conosco, Deus te abençoe grandemente.

    Resposta
    • EDELSON FIEL DA SILVA

      Nada haver homem novo com mulher velha ou vice versa se fosse assim abraao o pai da fe nao teria se casado tres vezes e com mulher muito mais nova do que ele . Vai estudar a biblia e deixe o Espirito Santo te usar ai vc vai entender todas ad parabolas de jesus . Fiwuem com Deus

      Resposta
  • Adauto Sperandio

    Preciso que jesus me mude, ai serei limpo.

    Resposta
  • EDELSON FIEL DA SILVA

    Nao se pode por vinho novo em odres velho
    Para o cristao que ainda anda na pratica do pecado, o Espirito santo nao pode pousar nele porqe ele ainda esta contaminado com as coisas nundanas
    Para a pessoa receber o Espirito Santo ele tem que se esvaziar desse mundo e se interessar so nas coisas Espiritual ai ela vai ser batizada com o Espirito Santo. isso tambem e o sentido da parabola que Deus abencoi

    Resposta
    • edvaldo silva

      verdade pois aquele que esta em cristo nova criatura e as coisas velhas já passara e eis que tudo se fez novo,voce precisa esta nEle como no evagelho de Joao cap 15 sem cristo nada podereis fazer so Ele pode te limpar de toda escoria para que o Espirito santo apere maravilhas em voce e que voce possa dar bons frutos espirituais atraves dos dons que ele pode te dar…fora de cristo nao pode haver operaçao de maravilhas

      Resposta
  • E moura

    Excelente explicação……

    Resposta
  • ana Lúcia da cruz Aquino

    capaz do senhor.esse v quer dizer o crente que andá com Jesus não pode sequir os velhos costumes.

    Resposta
  • Cresio Jose Rodrigues u

    Maravilha amei

    Resposta
  • Maria Niura Ribeiro Gomes

    amém, gloria a Deus! As boas novas de Jesus nos traz novidade de vida. Aleluia!

    Resposta
  • Edson F de Deus

    Verdadeiramente Jesus faz novas todas as coisas, o pensamento dele bate de frente com o pensamento do mundo. E Jesus sempre vence. Oh Gloria!

    Resposta
  • Satanás Humano

    Assim como pano novo deve ser misturado com remendo novo, o tempo de Deus deve ser misturado com o serviço de Deus, mas Deus misturou o tempo de Deus com o serviço do homem, quando mandou o povo de Israel trabalhar 6 dias, mas não mandou cada um fazer o próprio planeta.

    Resposta
  • Fábio

    Ótima observação do texto. As pessoas não discernem bem os textos porque se apegam a letra e não a mensagem a ser interpretada por intermédio do texto. Forte abraço.

    Resposta
  • Cintia Nelania Santos da Ponte

    amei a sua explicaçao e aplicaçao, ja tinha lido muito para entender de uma forma clara e bem explicada mais não tinha achado tão boa quanto a sua.

    Resposta
  • PAULO SERGIO FEITOSA MARTINS

    Muito bom!!

    Resposta
  • Claudia

    Não creio que Jesus casou e teve filhos! Eu crejo que ele veio trazer as boa nova o Evangelio, ele veio para reforçar os mandamentos e nos encinar. A seguir os caminhos de Deus, e pela sua morte fomos lavados e remidos pelo seu sangue derramado! E a graça de Deus nos alcançou, não somis merecedores de nada vivemos pela misericórdia do nosso Deus, pelo sangue purificado de Jesus que é santo,santo, Santo! Ele nos deichou a paz, que cada um de nós possamos usufruir dessa paz 🙏🙏

    Resposta
  • Jussara

    Deus abençoe a ti, por partilhar esse artigo. Ótima explicação e esclareceu as minhas dúvidas. Fique na Paz.

    Resposta
  • Edu

    Gostei muito da explicação e principalmente da aplicação nos dias de hj, o que muito importante para as pessoas, entender como a palavra se aplica a vida cotidiana.

    Resposta
  • Eliana Rodrigues

    Excelente reflexão

    Resposta
  • Rosana Santos

    Louvado Seja o Senhor! Fico imensamente feliz em ter encontrado esse site. Agora compreendo essa parábola que o meu Senhor Jesus pronunciou e o que ele quis dizer. Deus continue abençoando grandemente a pessoa criadora do site e continue o usando para glória dEle. Amém!

    Resposta
  • Wesley da C M

    Irmão muito obrigado! Pude compreender melhor esse ensinamento de Jesus para nós através de sua explicação! Glória a Deus por sua sabedoria!
    Trazer o contexto fui muito lúdico para entender o objetivo da mensagem de Jesus para nós! o/ thk you!

    Resposta
  • Rangel

    Muito bem, boa explicação.

    Resposta
  • Elena Almeida

    Jesus quer que confiamos em Deus não em homem falhos como todos nós.

    Resposta
  • Amanda

    PERFEITA explicação, tentei achar em outros sites, mas essa foi a melhor! Deus te abençoe!

    Resposta
  • Jucelio Oliveira

    A paz irmão
    Gostei muito do seu comentário, mas o contexto ficou comprometido.
    Porque o início desse assunto é sobre o jejum.
    Logo Jesus estava dizendo que o jejum da antiga aliança era ritualístico mas o jejum da nova aliança, além de não encaixar com o antigo ainda teria novos propósitos.
    Não somente de se purificar mas sim de expulsar demônios, destruir fortalezas satânicas e libertar os cativos.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *