Sociedade

Você sabia que existem religiões muito curiosas?

 


É sabido que existem muitas religiões pelo mundo afora e logicamente que um adepto de determinada religião pode achar estranha a crença de outras religiões, ou aspectos intrínsecos delas.

O foco deste artigo não é denegrir ou desmerecer essa e aquela religião ou crença, até porque cada um é livre para crer e professar o que quiser, mas mostraremos que existem sim “religiões” que são, como podemos dizer, no mínimo – curiosas. Veja algumas delas:

Pastafarianismo:

PastafarianismoOs seguidores do pastafarianismo cultuam o Monstro de Espaguete Voador e usam um escorredor de macarrão na cabeça (como podem ver na imagem).

O culto recomenda o uso do escorredor ─ provavelmente em honra a seu deus, o Monstro de Espaguete Voador (Flying Spaghetti Monster, ou FSM, na sigla em inglês), uma espécie de bola gigante de espaguete com almôndegas.Em seu site oficial (inglês), a Igreja do monstro diz que o

FSM é real, totalmente legítimo e respaldado por ciência pura”. Qualquer coisa que pareça humor ou sátira é uma mera coincidência, afirma a página.

Porém, a religião foi reconhecida na República Tcheca, tanto que um tribunal do país deu permissão para um cidadão chamado Lukas Novy para que este usasse um escorredor de macarrão na cabeça nas fotografias de seus documentos oficiais.


Jediísmo:

jedismoÉ uma religião baseada nas ideias da série Guerra nas Estrelas (Star Wars).

Não há um fundador ou estrutura central, mas tem uma base relativamente grande de seguidores declarados – apareceu como a crença alternativa mais importante em censos de vários países europeus a partir de 2001.

No censo de 2001, 0,7% dos britânicos e 1,5% dos neozelandenses disseram seguir a “força”, colocando o Jediísmo em sexto lugar no censo desses países. Existem várias “Igrejas do Jediísmo” no mundo e sua base comum é o “código jedi”.

Alguns descrevem a crença como uma “mistura de taoismo e budismo”, enquanto outros dizem ser apenas um grupo de fãs radicais da história de ficção científica.


Sociedade Etérea e outras ligadas a extraterrestres (Cientologia):

Sociedade Etérea e outras ligadas a extraterrestres XenuO número de religiões e cultos ligados à existência de alienígenas ou à vida em outros planetas é relativamente alta. Talvez a crença mais famosa seja a Cientologia, que fala de Xenu, um ditador da “Confederação Intergaláctica” que trouxe milhões de seres para a Terra e os exterminou.

Alguns líderes da Cientologia dizem que a insistência em associar o culto à figura de Xenu é uma estratégia negativa de promoção da religião.

A Cientologia conta com um grupo grande de nomes famosos, como o ator Tom Cruise, para divulgar suas ideias.

A Cientologia também foi comparada à Sociedade Etérea. Seu criador é George King, um ex- taxista de Londres, entusiasta da ioga, que afirma que Jesus, Krishna e Buda eram extraterrestres. King diz também que foi escolhido para ser a voz de um “parlamento interplanetário“.

 


O movimento do príncipe Philip:

movimento do príncipe PhilipÉ o culto de uma tribo da Oceania ao príncipe Philip, marido da Rainha Elizabeth da Inglaterra.

O povo indígena Yaohnanen, das ilhas Vanuatu, acredita que o príncipe Philip é um ser divino, a encarnação de uma figura de pele branca, filha de um espírito da montanha, que se aventura no mar para se casar com uma mulher poderosa.

Bastou uma visita de Philip às ilhas em 1974, para que a crença fosse confirmada e assim nasceu uma religião.

 

 


Religião ou Igreja Maradoniana:

religiao maradonaFormada por um grupo de pessoas do mundo inteiro que se juntam em uma paródia de religião para celebrar o jogador de futebol argentino Diego Maradona como seu deus.

Fundada em 30 de outubro de 1998 na cidade de Rosario por torcedores argentinos, que também resolveram considerar a data de nascimento de Maradona como Natal.

A partir disto criaram uma igreja com orações e mandamentos, com seguidores cadastrados em vários países.

Argentina, Espanha e México são, respectivamente, os países com o maior número de fiéis. A religião tem o tetragrama sagrado, D10S, que mistura a palavra em espanhol para Deus (Dios) com o D de Diego e o 10 da sua camisa.



E você, identificou-se com alguma dessas “religiões curiosas”?

 


Fonte: 
BBC – Conheça o pastafarianismo e outras religiões curiosas

Imagens fonte: Reprodução Google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *