Sociedade

O ‘Grande Reset’ – para os cristãos

por: CC Pecknold

Você pode ter ouvido uma frase sinistra ecoando recentemente no éter digital: “O Grande Reset“.

Klaus Schwab, presidente do Fórum Econômico Mundial (FEM), pediu uma “Grande Reinicialização” em 2014, segundo ele:

Devemos construir bases inteiramente novas para nossos sistemas econômicos e sociais.”

Embora a proposta de Schwab fosse expressa nos termos mais enfadonhos de Davos (Sede do FEM, na Suíça) do “homo economicus“, era difícil para os críticos evitar comparar Schwab a um vilão dos filmes de 007 com o objetivo de dominar o mundo. No entanto, Schwab estava perdendo algo crucial. Ele tinha uma visão de transformar todas as indústrias, sociedades e nações. Ele tinha acesso aos tomadores de decisão mais elitistas do mundo, mas não tinha a oportunidade perfeita. Contudo, o COVID-19 mudou tudo isso.

Aqui estava uma crise que parecia feita sob medida para a reinicialização sonhada por tecnocratas não eleitos em Davos. Portanto, em junho passado, Schwab aproveitou a chance:

A pandemia representa uma rara, mas estreita janela de oportunidade para refletir, reimaginar e redefinir nosso mundo para criar um futuro mais saudável, mais justo e mais próspero. Uma transformação global não é “um sonho impossível”. O “forro de prata da pandemia” é que aprendemos com que rapidez “podemos fazer mudanças radicais em nosso estilo de vida. O que antes era considerado “essencial”, agora é visto como supérfluo. Todos os aspectos de nossas sociedades e economias, da educação aos contratos sociais e às condições de trabalho, devem ser transformados”, escreveu Schwab entusiasmado.

Superficialmente, a redefinição global de Schwab é uma proposta para uma nova economia verde não muito diferente do “Novo Acordo Verde” delineado pelo deputado Alexandria Ocasio-Cortez, que reordena todos os aspectos do governo para o fim vago e infinito de “proteger o planeta“.

Para Schwab, isso significa “passaportes de saúde digitais” para cada pessoa no mundo e toda uma nova gama de “tecnologia relevante para crises” projetada para resolver “o problema da confiança digital“. Os detalhes das propostas são menos importantes do que os eufemismos de controle que usam para atrair as elites para a causa. Dê uma olhada nas corporações e chefes de estado alinhados por trás da Grande Restauração: Está claro que não se trata de justiça social, mas de expandir o poder do capital por meio do ímpeto pseudo-religioso de objetivos progressistas.

Nada jamais retornará ao sentido ‘quebrado’ de normalidade que prevalecia antes da crise, porque a pandemia de coronavírus marca um ponto de inflexão fundamental em nossa trajetória global. Embora seja declaradamente “secular”, escreveu Schwab em seu livro COVID-19: The Great Reset.

Schwab claramente tem uma sensação quase religiosa de que os humanos quebraram algo e que agora devem, por meio de esforço e sacrifício extraordinários, “render o que é devido“. Para ele, os próprios humanos são o inimigo. Reconhecer as mudanças climáticas nunca é o suficiente.

Devemos reconhecer que somos a fonte sinistra de degradação. Os pretensos califas da Grande Restauração exercem poder salvífico: em nome da ciência, eles prometem nos salvar de nós mesmos e nos libertar de nossa “normalidade quebrada” para uma nova semelhança com Deus, à força de nossa própria engenhosidade tecnológica. O que poderia dar errado?

Grandes redefinições nas sociedades humanas não são novas. Mas elas são sempre intrinsecamente religiosas. Como outras sociedades do antigo Oriente, o antigo Israel praticava o que os antropólogos da religião chamam de “decretos da lousa limpa“. Os anos do jubileu de Israel, como nossa própria Grande Restauração, foram sobre coisas mundanas e seculares, como terras, dívidas e capital. No entanto, o Jubileu de Israel foi diferente. Foi anunciado pelo toque de uma trombeta, o shofar, durante o Yom Kippur. O Jubileu teve contexto teológico.

Yom Kippur – ou “o Dia da Expiação” – é o dia mais sagrado do ano de Israel porque diz respeito à purificação dos pecados de Israel. É um tempo de jejum e confissão, sacrifício ritual e esperança de que Deus troque o sacrifício pela salvação. No livro de Levítico, lemos:

No Dia da Expiação, você tocará a trombeta por toda a sua terra. Você deve santificar o quinquagésimo ano e proclamar a liberdade em toda a terra a todos os seus habitantes. Será um jubileu para você; e cada um de vocês retornará para sua propriedade e cada um de vocês retornará para sua família. Esse quinquagésimo ano será um jubileu para você. Nele não semearás, nem colherás o que cresce por si mesmo, nem colherás das vinhas despidas. Pois é um jubileu; será sagrado para você (Lv 25: 10-12).

O toque alegre do shofar do Jubileu a cada 49 anos foi uma confissão teológica sobre onde encontramos a chave para um verdadeiro “futuro próspero”: no reconhecimento de que devemos tudo a Deus. A terra, a propriedade, os trabalhadores: tudo deve ser libertado para que vejamos que nada é apenas nossa propriedade. O Jubileu de Israel, ao contrário do “Grande Reset” de Schwab, foi o reconhecimento do princípio da ordem correta: YHWH é o único Rei verdadeiro.

A teologia do Jubileu de Israel é fundamental para a compreensão cristã de como Deus une a carne a si de uma nova maneira em Jesus Cristo. O Papa Pio XI concluiu o Ano Jubilar de 1925 introduzindo, em Quas Primas, a Festa de Cristo Rei – para que o mundo inteiro, em todo o seu tumulto, se voltasse para a “união hipostática inefável” como a Festa da Natividade. No centro do Jubileu está a dramática confissão de que Jesus é o nosso Jubileu. Jesus Cristo é a única “Grande Reinicialização” ou “Grande Reset” possível, não só para a liberdade pessoal, mas também para a ordem social e política. É apenas o Deus-Homem que pode verdadeiramente libertar todos os cativos.

O que Pio XI ensinou ao mundo em 1925 também é verdade hoje. Cristo vem e é o autor da própria felicidade: felicidade para todas as pessoas e todas as nações. Como escreve Santo Agostinho à Macedônio, “uma nação fica feliz quando seus cidadãos estão felizes”.

No entanto, a felicidade não pode ser encontrada onde os poderosos tentam redefinir o mundo e criar um paraíso progressivo. Em vez disso, é encontrado onde os poderosos e os fracos reverenciam e adoram o próprio autor da felicidade, que governa tanto em uma manjedoura quanto em seu trono celestial.

O princípio que orienta o cosmos e o amor que coloca nossas almas em movimento e em chamas estão chegando. O Advento proclama que a verdadeira liberdade e felicidade, tanto para as pessoas quanto para as instituições políticas, são encontradas apenas em Jesus Cristo, nosso Jubileu, nosso único Grande Reset.

Fonte: Conteúdo Cristão

Se você ainda ficou com dúvidas sobre o que é “O Grande Reset” ou “Great Reset”, assista a esses vídeos complementares:

https://youtu.be/faH0Nc9I7_E

One thought on “O ‘Grande Reset’ – para os cristãos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *