SANTO – Qual o verdadeiro significado dessa palavra e suas implicações?

Compartilhe

Essa pequena palavra “santo” gera uma grande discussão principalmente entre doutrinas católica e protestante. Portanto, o intuito desse estudo é mostrar apenas a realidade, mostrar o que significa essa palavra e suas implicações, de acordo com a Bíblia e não “bater de frente” com a fé de ninguém, pois todos são livres para crer no que quiserem (ou não crer), mas a pergunta é:

Será que estão crendo no que a Palavra de Deus diz ou no que certa igreja ou doutrina diz?

Segundo o apóstolo Paulo, tudo o que vem a mais que a Palavra de Deus deve ser considerado Anátema, ou seja, Maldição Gálatas 1:8-11. Então, como cristãos, devemos ter como regra de fé a própria Palavra de Deus e não o que homens e seus “costumes” e “tradições” seculares dizem.chartConselho: leia 2ª Timóteo 3:16-17.

1º O que então significa a Palavra SANTO?

Origem Hebraica קדושQadash” ou “Kadosh” = sagrado, separado, consagrado. Mais utilizada como “Separado”.

2º Para que serve a palavra SANTO?

Esta palavra servia e serve (dentro do contexto religioso) para indicar algo que é “separado” e “consagrado”, ou seja, uma característica, o que faz separação entre o “Sagrado e o Profano”, seja para uma pessoa ou a Deus, seja para um objeto, um local ou tempo.

Exemplos: 1ª Pedro 1:16. Filipenses 1:1-2. Salmos 2:6. Êxodo 29:37; 30:29. 1ª Reis 8:64. Gênesis 2:3.

3º O que é uma pessoa considerada Santa conforme a Bíblia?

Quando alguém é intitulado “santo”, entende-se que essa pessoa é separada dos costumes mundanos, é uma pessoa que vive ou tenta viver em acordo com a vontade de Deus e os ensinos de Jesus, é aquele que por exemplo, evita ambientes depravados, imoralidades, adultério, palavrões, excessos, falso-juízo, evita heresias, falsas doutrinas, etc. Em geral, é aquele que vive neste mundo mas não faz parte dele, é aquele que entregou sua vida a Deus e por isso, pela fé, foi separado e considerado Santo, mesmo com seus defeitos e pecados.

4º Só é considerado Santo aquele que já morreu?

Não, o próprio apóstolo Paulo se comunica em várias cartas se referindo aos santos que estão em “tal lugar” ou seja, ainda vivos.

Exemplos: Filipenses 4:22. 2ªCoríntios 13:13. Colossenses 1:4. Filipenses 1:1. Romanos 16:15. 2ªCoríntios 1:1

5º Algum Santo pode interceder por outras pessoas?

Sim, mas desde que este esteja vivo, pois santo morto não intercede por ninguém. Não há referências bíblicas sobre “santos que morreram e que intercedem” à Deus. Então como vimos anteriormente, tudo que for ensinado ao contrário do que a Bíblia ensina, seja anátema.

Já a intercessão de santos vivos por outros santos vivos ou por incrédulos vivos é algo que devemos praticar sempre. A Bíblia está repleta de exemplos deste tipo. Também vemos exemplos de cristãos pedindo que outros intercedam por eles diante do Pai. Veja: 2ª Tessalonicenses 3:1. Thiago 5:16. Atos 12:5.

Mas, mesmo que alguém ore e interceda por outra pessoa, só poderá rogar a Cristo, conforme vemos em 1ª Timóteo 2:5:

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.

A própria Bíblia condena quem tenta consultar “espíritos dos mortos”, que na verdade sabemos serem os próprios demônios. Veja:

Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos? Isaías 8:19

Elias e Moisés poderiam interceder por estarem no Céu?

Não, e veja o que diz Jeremias 15:1:

Então o Senhor me disse: “Ainda que Moisés e Samuel estivessem diante de mim, intercedendo por este povo, eu não lhes mostraria favor. Expulse-os da minha presença! Que saiam!

Ou seja, Deus está querendo dizer em outras palavras que não há possibilidade, mesmo que esses o quisessem.

Conclusão

Santo, quando tratado na forma humana, é todo aquele que vive ou viveu evitando o pecado, separando-se das coisas mundanas que levam a perdição e entregando-se a vontade do Senhor, que ama a Jesus pela fé. Quando ouvimos a palavra “SANTO” temos que entender e saber que NÃO são aqueles mortos que algum grupo religioso determinou.

Nota: Desculpe-nos de coração se alguma coisa aqui escrita abalou sua crença particular, mas é apenas a verdade. Nós estaríamos sendo loucos se inventássemos alguma coisa da nossa própria mente.

Que nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja sempre abrindo nossas mentes e aumentando nossa fé mediante a meditação na Sua Palavra, que é fiel e verdadeira.

 

Imagem fonte: Reprodução Google

24 Comentários em "SANTO – Qual o verdadeiro significado dessa palavra e suas implicações?"

Não comentarei, mas:
avatar
Ordenar por:   mais novo | mais antigo | mais votado
Loriane
Visitante

Pensei que Santo vem de SECTO, grego, separado.

Sandro
Visitante

A Palavta Santo vem de Hagios, Hagiazo, santificado, purificado!!!

Ariclenes Barbosa de Araújo
Visitante
Pra mim aparentemente é ilógico dizer que os mortos não podem ser santos quando em vida eles já o são. Veja bem, se eu disser que depois de morto a pessoa deixaria de ser santa eu estaria afirmando que a morte seria o fim de sua vida para então começar uma outra quando na verdade a morte não é o fim, mas sim, a continuação à vida eterna. Portanto, se já na terra consegui ser santo, no céu, presente na graça de Deus eu também o serei em plenitude, pois a morte de Cristo na cruz venceu o poder da… Ler mais »
SHIRLEY RODRIGUES
Visitante

VC NÃO ENTENDEU O ARTIGO, ELE QUIS DIZER QUE AS PESSOAS QUE NÃO CONHECEM A PALAVRA DE DEUS, FAZ DAS PESSOAS QUE MORREM SEREM CONSAGRADAS COMO SANTOS DEPOIS DE MORTOS PARA SEREM IDOLATRADOS, EX. APARECIDA, A VIRGEM MARIA, ETC

Evertib
Visitante

ola!! todos que estão mortos estão em descanso não tem consciência alguma, estão esperando o retorno de Cristo para vida eterna, conforme diz a Biblia!! de resto são ensinamentos Gregos!

Neto brito
Visitante

Entendo tudo que foi dito… E ficou bem claro para mim… E só ler direitinho pra não interpretar nada errado…

Ricardo Bastos
Visitante

Eu também creio que o Ariclenes se confundiu. O estudo está muito claro, talvez tenha feito uma leitura muito rápida, ou, até mesmo, lido com sua opinião formada, não se atendo aos detalhes do esclarecimentos, talvez…
Parabéns ao autor do estudo!

Osvaldo Jr
Visitante

Irmãos desculpe a ignorância eu concordo com toda a explanação feita pelo senhores, e também penso da mesma forma, mas uma curiosidade, e quando as pessoas fazem petições junto aos “santos” e são atendidas, será a misericórdia de Deus atuando ou o quê?

Carlos Eduardo
Visitante
..Sim, mas desde que este esteja vivo, pois santo morto não intercede por ninguém… Importante lembrar aqui que os santos quando morrem em Cristo na verdade não estão mortos. Quem morre em Cristo na verdade é salvo e vai para o seio de Abraão. De onde poderá interceder junto com toda a Igreja de Cristo que é transcendente na terra e no céu e que vive em comunhão. Acho importante perceber que na parabola do pobre e do rico q morreram existe uma intercessão do rico tentando se comunicar com sua família, mas ele podem interceder de qualquer lugar. Outra… Ler mais »
Sandro
Visitante

O Rico não está no seio de Abraão, o rico está no hades. No hades não se está em descanso, mas sim em tormento eterno, lúcido, consciente de seus atos. O Rico ainda no inferno foi soberbo e so lembrou de seus familiares e ninguém mais. Mas no céu o santo lázaro so descansava no senhor, não falou, Dormia esperando o Retorno de jesus como diz paulo aos tessalonicenses! !!

Pedro
Visitante

Muito bom esse estudo. Demos graças a Deus, por ter tido os concílios, por temos hoje uma bíblia completa, de onde se tira um versículo e acha que isso pode apagar dois mil anos de história. A interpretação cabe a todos, mas a verdade só foi dada a uma igreja. (Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei e minha igreja)
Paz E bem

Robson Medeiros
Visitante
Pedro, vamos lá amigo. No versículo 18. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre ESTA pedra edificarei a minha igreja, … Conotasse que temos uma diferenciação entre ESSA (como você referiu), quando na verdade a grafia correto é ESTA. Os dois termos são classificados pela gramática como pronomes demonstrativos e são usados quando o falante quer esclarecer a identidade de um referente. “Essa” é usado para retomar um termo, uma ideia ou uma oração já mencionados. “Esta” indica proximidade do falante, enquanto “essa” nos dá a ideia de proximidade do ouvinte. Resumindo: Cristo estava falando dele… Ler mais »
Patricia
Visitante
Bom dia Srs(as). A paz de Cristo. Nota-se com clareza que, todos os posts defendem sua crença o que é justo e necessário, mas o nosso Deus é um só e Jesus morreu por nós para que nos entendêssemos aqui na terra. Sobre o assunto da matéria (Santo) o que se faz é aplicar a fé pior será quem não a faz. Aquele que crer não se apresse. Isaías 28:16 Deus esta acima de todas as coisas mas devemos amar nossos irmãos e não impor como foi feito com Jesus, pois o sofrimento dele seria desnecessário se fosse para provar… Ler mais »
Luciferiano
Visitante

O que precisa ficar claro é que esse tema é de cunho etimológico. A palavra Qadash tem um sentido de exclusão, que significa estar a parte do contexto geral.
Um exemplo geral pode ser aplicado aos moradorea de rua, em relação a sociedade eles também são excluídos (qadash), por não se adequarem ao contexto social.
Mas é obvio que no contexto bíblico esse termo é relacionado a pureza do estado de espírito, mas dentro de uma situação em que devemos nos excluir (qadash) das malícias do mundo.

Jefferson
Visitante

Glória à Deus…. Parabéns pelo trabalho irmãos

Philipe
Visitante
Não creio que seja separado do mundo, existe uma constante em querer desprezar as leis divinas, e então se criam várias formas de tirar o foco da questão principal que é seguir a lei do eterno… Kadosh faz referência a justo, pois o eterno criou o mundo e tudo que nele há inclusive o mal para que pudéssemos escolher as obras de justiça ou injustiça, fora isso torna impossível nos separar das coisas do mundo pois somos feitos do pó dessa terra, quanto a interseção dos mortos para quem acredita no livro de Apocalipse: 6. 9. Quando abriu o quinto… Ler mais »
Antonio Agostinho
Visitante

Eu vejo as pessoas pronúncia “kabod” é certo? Amei, Deus o abençoa!

Marcos Teixeira dos Santos
Visitante
A paz de Jesus a todos! Sou católico, todo católico é cristão e por ser cristão devemos aprender e viver o maior ensinamento de Jesus “… que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei”… Achei bem interessante o estudo sobre ser santo, mas como afirma o autor deveria abstrair o contexto religioso (doutrinário) para entender o que é de fato ser santo no contexto etimológico e bíblico, coisa que na minha opinião não aconteceu, pois apesar do autor defender uma “verdade”, achei suas afirmações muito tedenciosas e defendendo uma doutrina, mesmo contextualizando as Sagradas Escrituras… Li todos… Ler mais »
reinal nasc
Visitante

Tudo o que se afirma com base na fe deve ser respeitado porque trata-se de algo muito particular de cada um. Porém, o que não se deve é achar que a analise verdadeira seja uma propriedade privada daquele que emitiu a sua opinião.

Lu
Visitante

Artigo maravilhoso!!! Muito claro,e o mais importante: fundamentado na palavra de Deus. Que o Senhor Jesus os abençoe.

wpDiscuz
Translate / Traduzir