Quem matou Golias: Davi ou Elanã? Existe contradição bíblica?

Compartilhe
Em setembro deste ano foi vinculado um artigo na coluna no blogfolha, chamada Darwin e Deus, do jornalista de ciência Reinaldo Lopes, sobre o tema “Davi matou Golias. Né?

chart

Resumidamente, o autor do artigo presume que os textos bíblicos que tratam do assunto – do nome de quem matou o gigante Golias – estão em contradição, pois segundo ele, num texto a Bíblia diz que Davi matou Golias, mas em outro texto diz que foi “Elcanã.”

Será que realmente existe realmente uma contradição bíblica? Será que Davi não matou Golias e levou toda glória de outro soldado – o tal Elcanã?

Vamos aos textos:

1ª Samuel 17:21 a 58. Essa passagem conta desde o começo como foi a luta de Davi contra Golias e como ele o matou.

2ª Samuel 21:14 a 22. Essa passagem conta como El-Hanã (em algumas traduções é Elanã, mas não Elcanã como o jornalista Lopes escreveu) também matou Golias.

1ª Crônicas 20:5 a 8 conta a mesma história de 2ª Samuel 21:19 a 22, porém, esta passagem diz que o nome do gigante é Lami, irmão de Golias.

Então existe realmente uma contradição?

Não! E não estamos tentando “maquilar” os textos para que eles se encaixem e tenham harmonia entre si para nosso contentamento, mas mostraremos o que realmente os textos falam.

Nota: Antes, é bom lembrar que a própria Bíblia nos diz como entendê-la quando surge uma questão difícil ou uma aparente contradição nos seus textos. Na verdade, é como uma “pegadinha” para aqueles que não estudam-na corretamente ou a leem sem direção do Espírito Santo e por isso caem nas suas próprias conclusões erradas, como é o caso do artigo criado pelo jornalista citado acima. Veja esse texto:

“Pois é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali. Na verdade por lábios estranhos e por outra língua falará a este povo; ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; mas não quiseram ouvir. Assim pois a palavra do Senhor lhes será preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali; para que vão, e caiam para trás, e fiquem quebrantados, enlaçados, e presos.” Isaías 28:10-13

Explicações:

1º – As passagens estão relatando eventos distintos e datas distintas, ou seja, o primeiro evento – que foi a luta entre Davi e Golias – aconteceu quando o rei de Israel ainda era Saul, sendo que Davi era apenas um jovem servo. O segundo evento – que foi a luta de Elanã contra o outro Gigante filisteu – aconteceu quando Davi já era rei de Israel e Elanã era um dos soldados de Davi.

2º – Alguns teólogos acreditam que o Golias que aparece na passagem de 2ª Samuel poderia ter sido simplesmente outra pessoa com o mesmo nome do guerreiro morto por Davi, ou ter usado o mesmo nome por motivação vingativa, com intuito quem sabe, de recuperar a “honra” do guerreiro morto, visto que naquela época existia toda uma família de descendentes de gigantes que lutavam contra Israel.

3º Outros teólogos e especialistas dos textos originais em hebraico acreditam que foi apenas um erro de copista, ou seja, que a pessoa que copiou o texto de 1ª Crônicas leu errado a palavra “Achi” que quer dizer “irmão de Golias” (אֲחִי֙) no texto de 2ª Samuel, como sendo “Ét” (אֶת) o que teria gerado essa confusão. O copista provavelmente não conseguiu ler o texto original por estar parcialmente ilegível, pois pode-se ver que as palavras são quase idênticas (אֲחִי֙) e (אֶת). Isso pode realmente ter base ser lermos com atenção o texto de 1º Crônicas 20, versículo 5, o qual diz que Elanã feriu a Lami, irmão de Golias.

Outro pequeno “erro” de copista de 2ª Samuel está no nome do pai de Elanã, que se chama “Jair“. Nesse texto, o seu nome é ”Jaaré-Oregim” (אֹרְגִֽים׃), “Oregim” que significaria “filho dos tecelões” (ben Yaarey oregim). Então “Jaaré” seria apenas uma variação do nome “Jair“, sem muitas explicações, assim como Saulo é uma variação de Saul.

Conclusão

Podemos dizer que a Bíblia se contradiz? Obviamente que não. Existiria contradição se os textos tratassem do mesmo evento e sobre os mesmos personagens, mas vimos que não é o caso. Lembremo-nos do texto de Isaías 28:10-13. Portanto, quem matou Golias foi Davi, sendo que Elanã matou o irmão de Golias.


Referências:

Davar Elohin – Quem matou Golias: Davi ou Elanã?

Sola Scriptura – 2Sm 21:19 – Quem matou Golias? El-Hanã matou a quem?

Imagem fonte: CDN1 Art Station

2 Comentários em "Quem matou Golias: Davi ou Elanã? Existe contradição bíblica?"

Não comentarei, mas:
avatar
Ordenar por:   mais novo | mais antigo | mais votado
Rogério Silva
Visitante
Amém amados! É isso aí… Só mais uma coisa amados! Vocês conhecem a história daqueles quatro jovens, Daniel, Hananias, Misael e Azarias, pois é que maravilhoso é o “DEUS” deles, aliás nosso “DEUS” , pois ele também é meu “DEUS” , meu amado “Senhor”. Ah! E aquela outra de Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, pois é maravilhosa história não é! Pois é! Este é meu “DEUS”, quão maravilhoso é este “DEUS”, o meu Senhor… Perceberam amados! A mesma história contada em visões diferentes, em perspectivas diferentes, Cristã-Judaica-Hebraica, e Babilônica… Muitas vezes é isto que acontece amados… Assim também é feito… Ler mais »
Lucas
Visitante
Se houve o erro do copista, então ela se contradiz. Seria quase impossível que uma cópia da cópia da cópia não demonstrasse as falhas humanas expostas no papel. Se inspirada por Deus, não poderia haver as confusões que estão presentes em muitas passagens. Há várias divergências em Matheus que “historicamente” não são comprovadas, (como a mortandade de crianças). Ramá chorando seus filhos pois já não existem… < esta passagem refere-se a um contexto totalmente diferente do aludido por Matheus. Em Jeremias 31:15 Deus responde a Ramá: Assim diz o Senhor: reprime a voz de choro, e as lágrimas de teus… Ler mais »
wpDiscuz
Translate / Traduzir