Quem matou Golias: Davi ou Elanã? Existe contradição bíblica?

Em setembro deste ano foi vinculado um artigo na coluna no blogfolha, chamada Darwin e Deus, do jornalista de ciência Reinaldo Lopes, sobre o tema “Davi matou Golias. Né?

chart

Resumidamente, o autor do artigo presume que os textos bíblicos que tratam do assunto – do nome de quem matou o gigante Golias – estão em contradição, pois segundo ele, num texto a Bíblia diz que Davi matou Golias, mas em outro texto diz que foi “Elcanã.”

Será que realmente existe realmente uma contradição bíblica? Será que Davi não matou Golias e levou toda glória de outro soldado – o tal Elcanã?

Vamos aos textos:

1ª Samuel 17:21 a 58. Essa passagem conta desde o começo como foi a luta de Davi contra Golias e como ele o matou.

2ª Samuel 21:14 a 22. Essa passagem conta como El-Hanã (em algumas traduções é Elanã, mas não Elcanã como o jornalista Lopes escreveu) também matou Golias.

1ª Crônicas 20:5 a 8 conta a mesma história de 2ª Samuel 21:19 a 22, porém, esta passagem diz que o nome do gigante é Lami, irmão de Golias.

Então existe realmente uma contradição?

Não! E não estamos tentando “maquilar” os textos para que eles se encaixem e tenham harmonia entre si para nosso contentamento, mas mostraremos o que realmente os textos falam.

Nota: Antes, é bom lembrar que a própria Bíblia nos diz como entendê-la quando surge uma questão difícil ou uma aparente contradição nos seus textos. Na verdade, é como uma “pegadinha” para aqueles que não estudam-na corretamente ou a leem sem direção do Espírito Santo e por isso caem nas suas próprias conclusões erradas, como é o caso do artigo criado pelo jornalista citado acima. Veja esse texto:

“Pois é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali. Na verdade por lábios estranhos e por outra língua falará a este povo; ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; mas não quiseram ouvir. Assim pois a palavra do Senhor lhes será preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali; para que vão, e caiam para trás, e fiquem quebrantados, enlaçados, e presos.” Isaías 28:10-13

Explicações:

1º – As passagens estão relatando eventos distintos e datas distintas, ou seja, o primeiro evento – que foi a luta entre Davi e Golias – aconteceu quando o rei de Israel ainda era Saul, sendo que Davi era apenas um jovem servo. O segundo evento – que foi a luta de Elanã contra o outro Gigante filisteu – aconteceu quando Davi já era rei de Israel e Elanã era um dos soldados de Davi.

2º – Alguns teólogos acreditam que o Golias que aparece na passagem de 2ª Samuel poderia ter sido simplesmente outra pessoa com o mesmo nome do guerreiro morto por Davi, ou ter usado o mesmo nome por motivação vingativa, com intuito quem sabe, de recuperar a “honra” do guerreiro morto, visto que naquela época existia toda uma família de descendentes de gigantes que lutavam contra Israel.

3º Outros teólogos e especialistas dos textos originais em hebraico acreditam que foi apenas um erro de copista, ou seja, que a pessoa que copiou o texto de 1ª Crônicas leu errado a palavra “Achi” que quer dizer “irmão de Golias” (אֲחִי֙) no texto de 2ª Samuel, como sendo “Ét” (אֶת) o que teria gerado essa confusão. O copista provavelmente não conseguiu ler o texto original por estar parcialmente ilegível, pois pode-se ver que as palavras são quase idênticas (אֲחִי֙) e (אֶת). Isso pode realmente ter base ser lermos com atenção o texto de 1º Crônicas 20, versículo 5, o qual diz que Elanã feriu a Lami, irmão de Golias.

Outro pequeno “erro” de copista de 2ª Samuel está no nome do pai de Elanã, que se chama “Jair“. Nesse texto, o seu nome é ”Jaaré-Oregim” (אֹרְגִֽים׃), “Oregim” que significaria “filho dos tecelões” (ben Yaarey oregim). Então “Jaaré” seria apenas uma variação do nome “Jair“, sem muitas explicações, assim como Saulo é uma variação de Saul.

Conclusão

Podemos dizer que a Bíblia se contradiz? Obviamente que não. Existiria contradição se os textos tratassem do mesmo evento e sobre os mesmos personagens, mas vimos que não é o caso. Lembremo-nos do texto de Isaías 28:10-13. Portanto, quem matou Golias foi Davi, sendo que Elanã matou o irmão de Golias.


Referências:

Davar Elohin – Quem matou Golias: Davi ou Elanã?

Sola Scriptura – 2Sm 21:19 – Quem matou Golias? El-Hanã matou a quem?

Imagem fonte: CDN1 Art Station

Quem matou Golias: Davi ou Elanã? Existe contradição bíblica?
2 votos até agora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *