Malakoi – o que essa palavra significa e por que tanta polêmica sobre ela?

Compartilhe

No dia 5 de julho de 2016, o conhecido YouTuber Felipe Neto publicou um vídeo em seu canal (aqui) com o debate que ele teve com o deputado federal e pastor Marco Feliciano, onde conversaram sobre diversos temas, principalmente sobre assuntos ligados a questão LGBT. Milhões de pessoas assistiram ao vídeo, o que repercutiu e ainda está repercutindo nas mídias sociais.malakoiApós discutirem sobre o contexto de Romanos 1:24 em diante, onde o apóstolo Paulo fala sobre questões de homossexualismo feminino e masculino, em certo ponto Felipe começa a defender que na Bíblia não há um termo que trate do homossexualismo diretamente como pecado, citando a palavra “Malakoi“. Felipe disse que a palavra é de origem hebraica e não significa exatamente “afeminado” ou “homossexual”, mas “devasso” ou “bêbado”. E não pára por aí, Felipe ainda diz que essa tradução é “uma citação que claramente é repudiada por historiadores”. Questionado por Marco Feliciano sobre o que significava a palavra Sodomita, Felipe também disse que era a mesma coisa, no mesmo sentido. Isso também repercutiu entre cristãos que entendem um pouco mais de termos bíblicos, mas por que repercutiu?

Em primeiro lugar, porque a palavra Malakoi não é originária da língua hebraica, como afirmou Felipe Neto, ela é de origem grega, língua em que o Novo Testamento foi escrito. Essa palavra aparece em 1ª Coríntios 6:10 (na tradução Almeida) ou em 1ª Coríntios 6:9 (na tradução NVI).

Em segundo lugar, Felipe Neto erra ao traduzir a palavra (que não é hebraica e sim grega) Malakoi como “devasso”, “mulherengo” ou “bêbado”, pois de acordo com o Dicionário Bíblico Strong (Léxico Hebraico, Aramaico e Grego), Malakoi ou Malakos, do grego μαλακος, significa “2a) afeminado” e dentro desse termo existem os sub-termos como: 2a1) “de um catamito“, 2a2) “de um rapaz que mantém relações homossexuais com um homem“, 2a3) “de um homem que submete o seu corpo a lascívia não natural“, 2a4) “de um homem que se prostitui.” [1]

Ou seja, o contexto que o apóstolo Paulo falava em Coríntios era de pecadores que não herdariam o Reino de Deus, pois haviam se entregado completamente ao pecado, não se arrependendo do que faziam e não só os homossexuais. Porém, no mesmo texto, Paulo também fala de Sodomitas, um tipo de pecador que está incluso nesta categoria, ao qual o Felipe Neto disse que não era homossexual e sim “devasso”. Mas não é. A palavra usada para sodomita é “Arsenokoitai” ou “Arsenokoites” do grego αρσενοκοιτης, que também de acordo com o Dicionário Bíblico Strong é “alguém que se deita com homem e com mulher, sodomita, homossexual“. [2]

Simplificando, nos termos bíblicos: 

AfeminadoMalakoi ou Malakos, significa: homossexuais passivos, equivalente a homens e meninos que se permitem serem usados sexualmente, conotando também passividade e submissão.

Sodomita – Arsenokoitai” ou “Arsenokoites, significa: homossexuais ativos, homens que iniciam práticas homossexuais. São chamados de sodomitas numa referência ao comportamento homossexual generalizado de Sodoma e Gomorra (Gênesis 19:6). [3]

A tradução mais correta de 1ª Coríntios é a da Nova Versão Internacional (NVI):

Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus. 1 Coríntios 6:9-10

Odayr Olivetti, um dos tradutores da NVI, explica que

…a comissão procurou fazer uma tradução clara, distinguindo bem os termos, e se respaldou não só na abrangência geral dos termos gregos, mas também no contexto geral das epístolas paulinas. As expressões “passivos” e “ativos” salientam a abrangência dos que agem como homens e dos que agem como mulheres no intercurso sexual não-natural. [4]

O problema em procurar fontes de conhecimento duvidosas

Toda a confusão de entendimento de Felipe Neto pode (não sabemos) ter origem em algumas falácias disseminadas por ativismos ou de fontes de conhecimento duvidosas. Por exemplo, a Revista Superinteressante trouxe uma matéria sob o título “Gay também é crente” a qual numa nota exegética sobre Ezequiel 16:49, atribuída à Marcos Gladstone, fundador da Igreja Cristã Contemporânea em São Paulo, afirma:

…este trecho bíblico revela que a motivação de Deus para destruir Sodoma e Gomorra não foi condenar práticas homossexuais de seus habitantes, como popularmente o texto é interpretado? o episódio está relatado em Gênesis 19.

Infelizmente, Gladstone usa um texto separado de seu contexto, pois numa leitura honesta, logo a seguir no versículo 50, o profeta continua:

Eram altivas e cometeram práticas repugnantes diante de mim. Por isso eu me desfiz delas conforme você viu. Ezequiel 16:50

E sobre o trecho de 1ª Coríntios 6:9-10, Gladstone afirma que

…o texto original, em grego, é genérico, mencionando “depravados e pessoas de costumes infames”. Leituras mais tradicionais do trecho, porém, afirmam que o autor, o apóstolo Paulo, menciona práticas homossexuais. Contudo, o perdão é concedido no verso seguinte. [5]

Contrariando ao que Gladstone afirma, são as leituras tradicionais, de acordo com seu significado no contexto linguístico da época, é que nos informam o significado original de uma palavra para então definirmos seu valor para nossa interpretação moderna. Não é a forma que gostamos de interpretar que vai mudar o significado desta ou daquela palavra. É assim que especialistas estudam, principalmente os críticos textuais.

Conclusão

Infelizmente, parece que além do desconhecimento de causa sobre a questão, Felipe Neto, Marcos Gladstone, Superinteressante, movimentos LGBT’s, entre outros por aí… acham que a Palavra de Deus deve se adequar aos “parâmetros modernos” e “inclusivos” para que uma prática, considerada pecado, seja aceita como algo normal aos olhos de Deus e da sociedade cristã em geral.

E como o próprio Marco Feliciano disse no vídeo e concordamos, ninguém está julgando, pois o julgamento é de Deus. O que devemos, como cristãos, é entender o que nossa regra de fé diz, não o que outros tentam ditar, enfiando goela abaixo interpretações próprias daquilo que desejam. Raciocine!

 

Referências:

[1] Strong, 3120, pg 1496.

[2] Strong, 733, pg 1223.

[3] Comentário de 1 Coríntios, de Simon Kistemaker, p. 267

[4] E-mail de 27 de julho de 2005, de Odayr Olivetti para Editora Ultimato John Stott [link]

[5] Revista Superinteressante, edição 351, setembro de 2015, página 39

Imagem fonte: Reprodução Google

108 Comentários em "Malakoi – o que essa palavra significa e por que tanta polêmica sobre ela?"

Não comentarei, mas:
avatar
Ordenar por:   mais novo | mais antigo | mais votado
Felipe Soares
Visitante

Felipe Neto entrou numa furada. rs Mas foi muito bom. Ajudou a espalhar verdades acerca de temas importantes. Glória a Deus pela vida do pastor Marco Feliciano e pela sua vida também, que nos traz uma explicação mais detalhada do que foi conversado entre eles. Glória e honra ao Deus Imutável. Amém.

NADA SERÁ COMO ANTES
Visitante
Deus é imutável , porque é a perfeição , ENTRETANTO, nós somos e vamos morrer mutáveis , pois só assim chegaremos a semelhança de DEUS nos transformando DIARIAMENTE. Somos feitos a imagem e semelhança de DEUS , mas a convivência entre nós nos torna INVEJOSOS , GANANCIOSOS, MENTIROSOS , GULOSOS , LUXURIOSOS, PREGUIÇOSOS , IRADOS . Não é só lendo a bíblia que evoluímos , o AUTOCONHECIMENTO E COMPAIXÃO PARA COM OS ERROS DOS OUTROS nos aproxima do DEUS VIVO. PS . o pastor Marco Feliciano mostra quem ele é nos veículos de comunicação de MASSA , mas ninguém percebe,… Ler mais »
Thiago Ollivier
Visitante

Nunca vi ninguém protestando contra bebados, casamento entre pessoas que bebem, comerciais de cerveja, agora a parte do afeminado, todo mundo enxerga kkk

Carlos
Visitante

Porque bêbados não querem modificar a bíblia. Aceitam a condição de pecado.

ed
Visitante

Acho que ninguém pode modificar a Bíblia, vc tem o direito de acreditar nela, assim como tem outros que tem o direito de não acreditar. Simples assim. Se um gay quer casar civilmente não há problema pq ele tem o direito ao livre-arbítrio(ninguém tem o direito interferir), se for um problema ele que se resolva com Deus ou quem quer que seja.

Apw ForaVermelhos
Visitante

Gay não pode casar porque não é previsto este “direito” na constituição, simples assim. Querer formalizar casamento entre pessoas do mesmo sexo tem que mudar a constituição. Seu Malakoi do hebraico.

Marcelo
Visitante

Não é isto. Modificar. Ate pq, provas da bíblia te hj nada> E sim, muitas trocas foram sim feitas. Ate pq sabem da ignorância humana e sim sabiam que seria falcel, de enganar. facilmente maleável, e influenciável. fantoches. dai se ve como as coisas são.

Alexandre
Visitante

Se quer seguir a bíblia não trabalhe aos sabados pois é pecado passivo de morte, pior ou igual a ser gay ¬¬
E beber tbm é pecado no mesmo nivel de ser gay, adultério, achar mulher que não a sua gostosa, mulheres serem lideres religioso, tudo isso é pecado.

Apw ForaVermelhos
Visitante

Então jesus é um bebado por transformar agua em vinho. Seu Malakoi do hebraico, garto Ixpertinho

Mateus
Visitante

Mas só tem uma coisa, aquele vinho não era fermentado
😉

Anti_Malakoi
Visitante

Malakoi has beem detected!

Raul Pivoto
Visitante

malakoi e arsenokotai, pesquise o significado dessas palavras voce mesmo.
Elas significam “pervertidos” e “pessoas de costumes infames”, e nao homossexual como foi dito nesse post.

Seja honesto,
Quem foi o irresponsavel que escreveu uma atrocidade dessas?
Deus seria a favor de falsificar a biblia?

Fariseus… Fazendo de tudo pra manterem-se os donos da verdade.
Cuidado…

Raciocínio Cristão (admin)
Admin

Olá Raul, tudo bem?
Sei que você respondeu ao Carlos, mas como você citou o site, venho aqui te responder: Você está equivocado.
1º Deixamos as referências do Léxico Hebraico, Aramaico e Grego, Strong, tanto para a palavra Malakoi quanto para a palavra Arsenokoitai. Veja por si mesmo! [1] Strong, 3120, pg 1496.[2] Strong, 733, pg 1223.
2º Também citamos uma mensagem de Odayr Olivetti, um dos tradutores da Bíblia, versão Nova Versão Internacional, sobre a tradução e contexto dessas palavras.[4]

Quem está alterando a Bíblia não somos nós, pense bem!

Nada Será Como Antes
Visitante
Procuro ler e ler e reler os comentários e as postagens mas nada é estático , e precisa evoluir . A Bíblia também precisa ou que sejam suas metáforas interpretadas por especialistas e repassadas para o povo de maneira acessível ao entendimento de muitos, pois a maioria não sabe nem ler e assimila o que escuta de alguém que saiba um pouco mais . Uma árvore que deveria dar frutos e não os dá não pode ser morta , assim como uma criança que nasce com defeito físico não pode ser morta. A sociedade está em transformação e um homossexual… Ler mais »
Nono
Visitante

Resposta de retardado aliado a gnosticismo esquerdopata.

John
Visitante

Tradução de qual versão? Do hebraico? Pq do grego está certo o post e o novo testamento foi escrito em grego então esquece o hebraico!

Marcelo
Visitante

boa resposta,Carlos;muito inteligente.

Nada Será Como Antes
Visitante

Os ” bêbados ” não aceitam nada , por que a condição de ser um ‘alcoólatra’ é patológica e existem vertentes que dizem que é genético. DOENÇA não pode ser considerada pecado, pois todo ser humano tem algum tipo de vício e poucos conseguem livrar-se do que o domina.

Anti_Malakoi
Visitante

esquece-se de um detalhe, eu não escolho se vou ficar gripado, se vou ter varíola ou se vou ter pneumonia, mas escolho se vou ou não beber…

Anti_Malakoi
Visitante

boaaaa!

super. Mário Bros
Visitante

acho que bêbados não querem mudar a bíblia, e não me lembro de bêbados quebrando Santos da igreja católica na visita do Papa ao Brasil no JMJ .

Gabriel
Visitante

Eles quiseram dizer “alcoólicos” ou seja, pessoas que largam tudo para viver apenas do álcool, esquecendo de suas famílias e do resto do mundo, a bíblia não quis dizer pessoas que “bebem” tudo bem vc beber, se você for moderado, jesus bebia vinho sabia? Mas não era alcoólotra. Fique com Deus 🙂

Alexandre
Visitante
Só vinho, beber cerveja e outras bebidas destiladas vc esta impuro, pois seu corpo pertence a Deus, carne de porco tbm não pode, frutos do mar tbm, Deus diz ser carne “suja” tudo pecado, e vai queimar no inferno, e se ouve a palavra e o faz, é pior ainda …. Se seu pastor não prega isso ele tbm ira queimar, alias se vc trabalha aos sabados vai queimar no inferno, Jesus disse que o sabado seria seu dia, dedicado a ele, mais importante que o próprio natal !!!! Ha sexo no “anus” tbm não pode, sexo que não for… Ler mais »
Veio da benga
Visitante

Oque tem aver sexo em pé??
Voce pode sim ter filho é so ter relaçao sexual cm alguem de fertil e de sexo oposto e sem meio de contrasepçao é claro

VINICIUS GUEDES
Visitante
Inferno? Sou budista e não acredito na bíblia mas respeito quem acredita, porém eu tento entende-la sem ser hipocrita, e seu conceito de inferno está errado! A punição pelo pecado é a morte, e não o tormento num inferno de fogo. “Aquele que morreu foi absolvido do seu pecado.” — Romanos 6:7. O tormento eterno violaria a justiça de Deus. (Deuteronômio 32:4) Quando o primeiro homem, Adão, pecou, Deus disse a ele que sua punição seria simplesmente deixar de existir: “Porque tu és pó e ao pó voltarás.” (Gênesis 3:19) Deus estaria mentindo se na verdade fosse mandar Adão para… Ler mais »
Cintia
Visitante

Vdd

Gringo
Visitante

Colossenses 2: -16-17-18-19-20-21-22-23

Rolilinda Sidney da Silva
Visitante

Concordo com o Deputado Pastor Marco Feliciano, a Bíblia é muito importante pra mim, que não se pode alterar e nem tirar sequer uma letra dela.Parabéns Deputado Pastor Marco Feliciano.

Jhenifer
Visitante

Não são todos homossexuais que fizeram isso,isso vai do caráter de cada um,afinal,heterossexuais tb já fizeram isso,mas não foi todos,vai To caráter da pessoa.

Gabriel
Visitante

Eles quiseram dizer “alcoólicos” ou seja, pessoas que largam tudo para viver apenas do álcool, esquecendo de suas famílias e do resto do mundo, a bíblia não quis dizer pessoas que “bebem” tudo bem vc beber, se você for moderado, jesus bebia vinho sabia? Mas não era alcoólotra. Fique com Deus 🙂

Rolilinda Sidney da Silva
Visitante

Parabéns, pela sua explicação. Com certeza é um servo de DEUS. 😊

Rodrigo Souza
Visitante

O cara pode encher a cara, chifrar a esposa, ou o marido), ter um caráter, no mínimo, duvidoso entretanto se esse mesmo cara vai à igreja com, sua Bíblia embaixo do braço, louvar a palavra do Senhor, abraçar um monte de “irmãozinhos” fiéis, então esse mesmo cara está perdoado afinal de contas ele é “cristão”.

Quanta hipocrisia barata!
KkkkK KKkkkk

Dam
Visitante

Jesus bebia vinho. Era um bebado, alcoólatra? não.

Tamara
Visitante
Como era feito o vinho antigamente? E como é feito agora? Depois que pesquisar um pouco saberá que na antiguidade para ser considerado bêbado, teria que consumir uma grande quantidade ou uma uma mistura bem concentrada da uva. Hoje em dia não, pois adicionam álcool na mistura do suco de uva para conservação e outros motivos… Sendo assim alguns copos já alteram o seu ânimo. Ficando concluído que cristãos podem beber suco de uva, porém vinho já seria demais pois já contém álcool não natural da fruta. E nós cristão de verdade optamos por não beber bebidas alcoólicas por acreditamos… Ler mais »
ledujero
Visitante
Na verdade existe uma critica ao comportamento do homem que se embriaga, porém como a embriagues ainda é vista como algo doloso pela sociedade, o assunto não causa polemica, todos concordam sobre o assunto, menos os bêbados, kkkkk, agora quanto à homossexualidade, as opiniões nos dias de hoje se dividem, mas nem sempre foi assim. O problema maior em nossos dias não é a homossexualidade, e sim o homossexualismo. Explico; A militância política tem causado o atrito entre as partes dividindo as pessoas em benefício próprio para fins políticos, e os homossexuais tem sido marionetes nas mãos de tais políticos.… Ler mais »
Fernando
Visitante

Olá Thiago… isso já foi tão protestado que todo “crente” é taxado por não beber (e ser careta por isso), que, de modo extremo, como se “beber” bebida alcoólica fosse pecado. Enfim, estude um pouco a história da Igreja no Brasil que vai ver…

José Alex
Visitante
Ao decorrer dos séculos muitas versões e interpretações da bíblia foram feitas por homens falhos e pecadores, quem pode definir qual interpretação ou tradução está perfeitamente correta?, a bíblia é evidentemente um livro complexo e repleto de enigmas, quem garante que o Dr. James Strong estava impecavelmente correto em seu dicionário?, a bíblia cita inúmeras praticas pecaminosas, porém se vê muita enfase por parte dos evangélicos sobre a homossexualidade, deixando de lado pecado que eles mesmos cometem diariamente, é interessante observar pessoas tão errôneas querendo expor estudos e publicações de outros “seres humanos” como verdade absoluta e incontestável, não entendo… Ler mais »
Carlos
Visitante

“A bíblia cita inúmeras praticas pecaminosas, porém se vê muita enfase por parte dos evangélicos sobre a homossexualidade…” É que todos os outros pecados são aceitos pelos pecadores, enquanto homossexuais querem transforma a homossexualidade em uma prática não pecaminosa. Você não vê um adultéro ou um fornicador dizerem que suas práticas não são pecados.

Renan
Visitante
O problema aqui, Carlos, é que o homossexual não optou por essa condição, enquanto o adúltero ou fornicador escolheu praticar o ato. É possível ser pecado sem nem ao menos ter o poder de escolha? Entenda da seguinte forma: uma pessoa heterossexual, como todos sabem, sente-se atraída pelo seu sexo oposto, correto? Ela não pode, simplesmente por opção, decidir que vai ter atração por alguém do mesmo sexo. Isso não existe! Por isso chamamos de condição e não opção. Eu, como homossexual, não quero impor pensamento algum ou forçar as pessoas a me aceitarem. A única coisa que busco e… Ler mais »
John
Visitante

Filho se és homossexual seja feliz . Mais ninguém é obrigado a concordar com você não! Fica na paz!

Frederico César
Visitante

mas o novo testamento não foi escrito em LATIM? Pois cristo era da época do império romano,onde a lingua predominante deste povo,futuramente em declínio,que faria perseguição e depois adotaria o cristianismo.E outra, a carta mais próxima do novo testamento não era jó de 846 DC?

iv
Visitante

Fico feliz quando vejo pessoas com essa habilidade de interpretação. Creio que todos os cristãos deveriam ter essa destreza, para não se deixar contaminar com essa cultura homossexual que estamos vendo aí. Afinal, quem disse que para se fazer promiscuidade precisa de Lei ou do consentimento das pessoas. Eu não quero dar meu aval ao pecado. Agente sabe o que acontece, não concordamos e ainda temos que nos calar. A vai ver se estou lá na esquina ou.

Flavio Oliveira
Visitante

Realmente é um tema pertinente, bem como o relativo a todos os demais especificados.

Creio que é mais importante ainda citar o verso seguinte:

“Assim fostes alguns de vós. Contudo, vós fostes lavados, santificados e justificados em o NOME do SENHOR JESUS CRISTO e no ESPÍRITO SANTO do nosso DEUS!”
1 Cor. 6:11 KJA.

A todos que se enquadrem em quaisquer condições dos versos anteriores, busquem INVOCAR O NOME DE JESUS, crendo que Ele é Deus e você será salvo. (Rm 10:13).

Roberto Ferreira
Visitante
Eu chamo que devemos respeitar o livre arbítrio de cada um, eu como cristão respeito a condição do meu próximo de discordar comigo e achar que é normal ser homossexual. Eu não acho isso normal e pela minha interpretação da Bíblia é pecado, a diferença é que esse pecado Deus não aceita a pratica desse pecado e só perdoa caso arrependimento, por exemplo, blasfemar contra o Espirito Santo é pecado sem perdão pra Deus. Todos nos somos humanos e pecamos, mas tem pecados que Deus não aceita, pois ele até entende que o homem é pecador mas não entende esse… Ler mais »
Giovana
Visitante
ROBERTO, Eu sou cristã e tenho vários amigos Homos, o fato aqui é que estamos no Brasil, e a religião dominante é o Cristianismo, se fosse por causa de medo, também os homos não iriam atormentar os cristãos, porque muitos extremistas cristãos matam sim homossexuais, eles criticão os cristãos, justamente porque á eras e eras veem impondo o que é certo e o que é errado, impondo que devemos seguir fielmente a Bíblia, porque seremos condenados ao inferno se fizermos o contrario, e quem te garante que no Estado Islâmico os Homossexuais de lá, não luta contra o sistema opressor… Ler mais »
saydelles
Visitante

Prezados,
Acredito que se Jesus estivesse entre nós nos dias de hoje, com certeza ele sentaria e comeria com quaisquer que sejam os SERES HUMANOS existentes nesse tempo. Tende a nós, cristãos ou NÃO, ter no mínimo inteligência suficiente para amar o PRÓXIMO como A NÓS mesmos. (difícil né?!)

Luciferiano
Visitante

Se o Messias entrasse hoje em um templo evangélico, as pessoas iriam tentar evangelizar ele (quem tiver entendimento, entenda).

Francisco
Visitante
Ficar usando a Bíblia para apontar o que é ou não passível de julgamento, e atribuindo isso a Deus, sem praticar o amor ou compreensão das diferenças entre essa exótica criatura de nome Humano, me parece um caminho que não deva ser trilhado por nenhum de meus semelhantes, a questão da sexualidade infelizmente ainda causa motivo de discussão por interpretadores cegos e defensores oprimidos por anos de dogmas culturais de suas civilizações. Lamentável isso! Já aos que criticam os gays ou quem quer que seja, ame muito uma pessoa e veja-a passar por isso, ou melhor… Sinta e viva por… Ler mais »
Thales Lima
Visitante
Se pegam em detalhes pequenos para invalidar a mensagem muito maior. Talvez por não conseguirem discutir com ela. UM FATO: a Bíblia representa a santidade PARA O CRISTIANISMO. Não para a humanidade. Ninguém está pedindo que os Cristãos deixem de crer nela, apenas que entendam que o resto do mundo não tem que compactuar da mesma crença. Independente do que seja ou deixe de ser Malakoi, Malakoisa, Mala sem alça… independente do significado de Arsenokoites, Manchesterkoites, Liverpoolkoites… ou qualquer raio de palavra. Essa discussão vai acabar no dia em que o Cristianismo parar de tentar evitar que a sociedade se… Ler mais »
Tiago Nunes da Costa
Visitante

vc vai entender quando que a sociedade ja e livre dos dogmas do cristianismo segue o cristianismo quem quer

joãosinho
Visitante

isso, durma tranquilo discriminando os outros porque tá escrito em algum lugar que isso é legal. cê vai chegar no seu céu rapidinho

Luiz
Visitante

So gostaria de dizer q a palavra homossexualismo está errada, pois o sufixo “ismo” significa que é uma doença, e estudos ja apontaram que a homossexualiDADE não é uma doença

Eu
Visitante

Este sufixo possui ao menos seis possibilidades de significado: Fenômeno Linguístico, Sistema Político, Religião, Doença, Esporte, Ideologia, entre outros.
No caso do homossexualismo, uma ideologia.

max
Visitante

Andressa
Visitante

Gente, todos nós temos o poder de expressar nossas opiniões, claro, sempre respeitando a todos. Enfim, devemos amar o pecador, mas abominar o pecado. Lembre-se que Deus deu livre arbítrio a todos. Jovem aproveite tudo o que quiseres, mas lembre-se que tudo que fizeres, será cobrado.

jose soares
Visitante

Não sou fã do felipe neto… mas faz mais sentido o que ele disse do que o que as igrejas pregam, sem contar que ele fala ao vivo de igual para igual com o Marcos Feliciano, não comenta através de um site publicado! Muitos Cristão vão a igreja e mas poucos seguem o que prega na igreja, tudo pergunta pro pastor, ao invés de pensar o que jesus faria?

Matheus lua
Visitante

Amigo quando você estava com dúvida na época de escola sobre como calcular uma hipotenusa, você perguntava para o professor ou pensava o que Pitágoras faria?

Andrew Kannemann
Visitante

Sodoma não foi destruída por causa dos homossexuais, entretanto, sabemos que a ciência diz que entre humanos a aqueles que sentem atração pelo mesmo sexo, e isso é biológico, não uma escolha, dispensá-los de sua natureza seria equivalente ao celibato. De qualquer forma, se Paulo de fato tivesse rejeitado os mesmos, sabemos que Paulo não era um cientista, e a ciência deve prevalecer à Paulo.

DANIEL RIBEIRO ARAUJO
Visitante

Deixa eu ver se entendi… O site fala de uma porção de “atores seculares”, mas pra quebrar suas teses, usam apenas exemplos de “atores cristãos”. Tá certo isso, produção?

Priscila
Visitante
A questaoo em biblia ela nao e um livro mas um codigo de Deus para q seja decodificado e em nenhum momento palavras foram erradas mas sim frases foran modificadas malakoi pode sim ter este genero co passar dos anos mas nao sabemos se na época q ocorreu a decodificap de frases se ao completarmos estava correta pq se alguem aqui concorda q os negros estao na terra para serem escravos e servirem aos brancos entao acredito q voces nao compreenderam realmente nada do q foi modificado pq acredito q aquele souber o seu real significado sera eternamente vivo entao… Ler mais »
Saulo Goswami
Visitante

Tá, mas e daí que a palavra signifique isso ou aquilo? Está escrita na Bíblia… e daí? A Bíblia é só uma compilação de livros adorada dentro do cristianismo. Não é verdade absoluta (nem verdade é) nem pode ser tomada como orientação normativa fora do âmbito religioso. Quem não for da religião não tem qualquer compromisso com o que nela está escrito.

Matheus lua
Visitante

Amigo deixa eu te perguntar você acredita em Deus?
Creio que não pois todos livros e ensinamentos em qualquer crença que fale de Deus se inspirou na bíblia já que foi o primeiro livro a fala de Deus.
Bem se não acredita na bíblia não aceita em Deus.
Em fim faça uma prova com o Senhor mais em pensamento pois ele tem o poder para discernir e tenho certeza que Ele se revelará a você
Boa noite

Luis Ferreira
Visitante

Não importa o significado ou em que língua está escrito. A bíblia é só um entre milhares de livros sagrados que existem no mundo e ainda está para nascer o cristão que vai provar que ela é menos falsa que os outros. E mesmo que fosse verdadeira a maioria dos cristãos só sabe usar 3 ou 4 versículos para julgar os outros enquanto deixa de praticar dezenas de capítulos inteiros. Resumindo: Se o inferno existir, eu vou encontrar a maioria dos cristãos por lá.

William
Visitante
Viver um estilo de vida homossexual é viver em pecado. Tanto o Antigo quanto o Novo Testamentos deixam isso claro. Mas todos os crentes são pecadores e estamos todos vivendo em pecado de algum tipo. Metade de nós que nos casamos também nos divorciamos. O percentual de mulheres Cristãs que fizeram aborto é o mesmo das não crentes. Muitos de nós temos pecados que simplesmente não conseguimos parar de cometer (Esses são às vezes chamados de pecados acariciados). Alguns realmente não querem parar de cometer esses pecados, mas muitos têm “clamado ao Senhor em pano de saco e cinzas” por… Ler mais »
victor
Visitante

NOSSA, GLORIA A DEUS, FOI A MELHOR RESPOSTA A RESPEITO NÃO SÓ DE HOMOSSEXUALIDADE, MAS QUANTO AO PECADO COMO UM TODO. VIM AQUI ATRÁS DE RESPOSTAS ESPECÍFICAS E GANHEI RESPOSTAS PARA MIM MESMO. PARABENS

Luiz Takara
Visitante

E a treta entre Nando Moura e Felipe Neto continua até hoje.. vim procurar sobre essa palavra pois a desconhecia e vi muita gente postando sobre isso, uns postavam “malakoi do grego”, outros “malakoi do hebraico”.. então fiquei curioso.. kkk

Renato
Visitante

É muita treta, não perco o tempo de ler! =P

André
Visitante
Isso é desonestidade intelectual, erro classo, Muitos mitos são construídos sobre pesados escombros, consequentemente, basta removê-los para que o alto edifício dos velhos e falsos conceitos caia por terra. O significado de sodomia que hoje lemos nos melhores dicionários não passa de produto de um equívoco que dura séculos e insiste em permanecer de pé: sodomia como sinônimo de homossexualidade . Como assim? Nossos filólogos estão todos equivocados? De certa forma, sim. Vejamos um exemplo, retirado do Dicionário de sinônimos e antônimos da Editora Melhoramentos, página 567: Sodomia sf pederastia, homossexualismo, homossexualidade, inversão. O equívoco deve-se a uma construção histórico-doutrinária… Ler mais »
Ewerton Rodrigues
Visitante
Não sei qual o pior: Um Zé mané q nem sabe argumentar sobre o assunto é quer “defender a causa” gay; Um politiqueiro que fala um monte de abobrinhas utilizando a fé como ferramenta para disseminar suas hipocrisias, sujando os poucos que restam e que tentam praticar a verdadeira Palavra de Deus; Um bando de “crentinos ou crentelhos” que sequer sabem interpretar textos, não sabem o significado de palavras pq desprezam o dicionário e reproduzem doutrinas malditas de enviados do diabo que se dizem pastores ( salvo as excessões); Um falso julgamento onde já se tem um veredito todo armado… Ler mais »
Luciferiano
Visitante

Você é o Bolsonazi? Não vi em suas palavras nenhuma conduta cristã, apenas ameaças do tipo que os fariseus faziam constantemente ao Messias.
Se continuar com tanto ódio no coração Deus vai “farejar” o seu cheiro primeiro.

Silas
Visitante
Durante toda nossa vida teremos vários embates de opiniões, como os vistos nestes comentários, e muitos outros de cunho religioso, filosófico e etc. Enfim, não vou colocar gasolina neste fogo, mas vamos pensar indiferente de religiões, crenças ou opiniões… Como será o nosso futuro? Tenho a impressão que divergências profundas de opiniões estão lentamente se tornando ameaças a nossa sociedade. Até quando conseguiremos conviver razoavelmente? Quando nossos ideais se tornaram tão conflitantes que não conseguiremos mais coexistir? Jesus não morreu de velho. Ele foi executado após longa humilhação. Analisando apenas sua condição humana, sofreu tudo isto por ter uma opinião… Ler mais »
Bruno Souza
Visitante

TÃO SOMENTE UMA PERGUNTA: DEUS CRIOU ADÃO E EVA, OU ADÃO E IVO? MACHO E FÊMEA OS CRIOU, OU MACHO COM MACHO, OU FÊMEA COM FÊMEA OS CRIOU? Só resumindo! A paz….

Douglas
Visitante

“De acordo com o dicionairo biblico”

Fernanda Fernandes
Visitante
É sério que vocês acham que Deus está preocupado com quem você está transando? Me poupem, Jesus pregava o amor e tolerância, coisa que a igreja não faz. Respeito a opinião de vocês, mas Deus tem mais o que fazer doque se preocupar se você se relaciona com homem ou com mulher. Tudo na igreja vai p o inferno, essas igrejas estão cheias de “deuses” hipócritas, pecadores até muitas vezes mais pecadores que muitos gays! Vamos olhar p nossa casa, nossos erros e nossos pecados se quisermos alcançar a graça e deixar os gays viverem em paz, pararem de qurerer… Ler mais »
Matheus lua
Visitante
Muito bem vejo que muitos sabem da bíblia mais pouco conhecem Para começar a respeito do sábado citado lá em cima Jesus veio e mudou isso tanto que curou no sábado Segundo ponto estão falando que Jesus bebia o vinho que ele tomava era o suco puro da uva pois quem era nasireu não tomava bebida fermentada Terceiro ponto Paulo cita algumas classes que não vão para céu uma delas são os efeminados e sodomita como estão escrito acima porém não diferem dos outros pecados pois todas essas práticas levaram ao mesmo lugar INFERNO lugar aonde Jesus site como o… Ler mais »
Luciferiano
Visitante

Desde quando o Messias era nazireu? Nem levita ele era. E esse papo de que era suco de uva já não cola mais. O vinho não fermentado se chamava MOSTO, portanto a bíblia fala que sim, era vinho. Se não fosse estaria escrito MOSTO.
Se não fosse vinho, não teriam dito que o melhor VINHO tinham deixado para o final. E suco de uva não fica avinagrado.
A recomendação era para não se embriagarem para não expor suas vergonhas, assim como Noé fez. Assim como a glutonaria, devemos evita-la, mas não quer dizer que devemos parar de comer.

Matheus lua
Visitante
Vamos lá meu amigo vou rever uma colocação A Bíblia não relata diretamente sobre Jesus ser nazireu. Mais vamos usar a hermenêutica a mesma que diz que a Bíblia não se contradiz para entender sobre o vinho produzido. Bodas de Canaã todos estavam embriagados será que Jesus daria mais vinho ao povo ? Vamos lá de bíblia Hc2:15 Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro! Ai de ti, que adicionas à bebida o teu furor, e o embebedas para ver a sua nudez! Olha o que a Bíblia fala sobre os beberrões Porque as obras da carne são… Ler mais »
Luciferiano
Visitante
Ok. Mas lembremos que Jesus fez obras no sábado, o que também não era permitido pela lei, julgou uma causa sem ser juiz, pois queriam pretexto para prendê-lo. Jesus não fez ninguém tropeçar, mas como a bíblia mesmo diz: “o vinho é a alegria do casamento.” E essas festas duravam alguns dias. E pra fazer suco de uva não necessitaria fazer um milagre. Era só colher as uvas e fazer o suco. E qual foi o parecer do encarregado da festa? De que era vinho da melhor qualidade. E esse encarregado era como sommelier, ele sabia do que falava. Sobre… Ler mais »
Matheus lua
Visitante
Amigo Paulo deu o vinho a Timóteo A questão do mosto era por tradução pois no novo testamento foi em grego no antigo hebraico o vinho no hebraico tinha o mesmo significado que suco de uva por isso o mosto para diferenciar no novo já eram palavras diferentes pois na tradução colocaram tudo como vinho. Amigo não vou dizer mais sobre o vinho de Jesus pois se não vamos ficar a vida toda te mostrei na bíblia que os beberrões não vão para o céu imagina Jesus dizer isso da vinho para as pessoas beberem tem lógica?! Amigao você acha… Ler mais »
Luciferiano
Visitante

Grato pela correção(Timóteo, não Tiago).
Sim. Bebo socialmente, já fui do tipo que se extravazava, mas como tudo na vida, deve ser com moderação.
Não estou dizendo o oposto sobre os beberrões, mas que não há restrições como os evangélicos alegam ter sobre ser terminantemente proibido consumir bebida alcoólica.
Abraços!

Matheus lua
Visitante

Amigo então entendi na verdade lhe mostrei texto bíblicos referência então você sonda e vê o que você entende a bíblia diz que é o espírito Santo que convence do pecado mais se você é cristão lembra que é mudança de vida não é babilônia e Egito que governou Daniel e José sim eles que governaram tem que ser diferente.

Luciferiano
Visitante
Sr. Mateus. Não sou cristão. Cristianismo foi uma intitucionalização (pra não dizer privatização) da palavra do evangelho criada por Roma. Eu sigo as palavras do Messias que vão além do que meramente frequentar um templo ou me dogmatizar sobre uma denominação específica. Eu pratico os mandamentos que Jesus ensinou. Amar a Deus acima de todas as coisas e meu próximo como a mim mesmo. Ora, nunca seremos perfeitos, pois se fossemos qual a necessidade de um Redentor? Contudo, resumir uma vida reta meramente pelo ato de ingerir ou não bebidas alcoólicas é minimizar algo infinitamente maior, que é a palavra… Ler mais »
Matheus lua
Visitante
Amigo cristão hoi um nome dado a seguidores de Cristo lá na igreja de antioquia muito interessante citar provérbios 31 mais olha só existem texto na bíblia que contam história não quer dizer que é o certo ou que devemos fazer exemplo a texto que diz senhor destrói meus inimigos Jesus porém diz orem pelos seus inimigos era prática na época do rei não beber porém dava bebida aos que estão angustiados para esquecer os problemas lembrando para esquecer Jesus diz vinde a mim todos cansados e sobrecarregados que EU VOS ALIVIAREI a bebida fax esquecer Jesus resolve há uma… Ler mais »
Matheus lua
Visitante
Amigao me passa link de um.blog que fala mal da igreja cristã?! Não pode ser sério você deve ter me visto falando de pecado não de crenças da uma olhadinha aí Não viva a palavra de Deus pela metade viva completa não Julgue as pessoas e sim os pecados cada um dará conta a Deus sem pode argumenta com a palavra que é Dele o interessante é que o cristão é visto como o todo errado pelos os outros mais vamos lá. Já viu cristão mostrando em site nomes de pessoas de outra religião que começaram crimes tipo ah o… Ler mais »
Luciferiano
Visitante
Expor certas verdades é falar mal? A bíblia dá diversos exemplos de Jesus criticando (julgando) as atitudes dos fariseus, Paulo exortava a igreja de Corinto a saberem julgar as próprias causas. Eu não sigo outras religiões, então se um umbandista, espírita, deísta faz sua manifestação litúrgica, ele o faz embuído em seus dogmas. E aí é questão de crença. Agora, eu não vou compactuar com quem se diz líder cristão, e deturpa a verdade em troca de status, poder e grana. E sem falar que Atos 7:48, diz que Deus não habita em templos feitos por mãos humanas. O único… Ler mais »
Matheus lua
Visitante
Vamos lá amigo primeira coisa Difamação Art. 139 – Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação. Você dizer que não gosta de ladrão uma coisa dizer que alguém é ladrão outra coisa Jesus falava de fariseu porém disse algum nome ao tempo todo Jets falava de pecado mais não de pecador sendo que a ele é delegado o poder de julgar somente a ele não à nos também não gosto de tais atos mais não julgo quem os comete só oro para que mudem quanto ser cristão ninguém pode se em titular cristão suas atitudes que vão dizer se… Ler mais »
Luciferiano
Visitante

Então a sua bíblia não tem Mateus 23.

Luciferiano
Visitante
Não se trata de com quem se transa, mas sim os efeitos de uma vida promíscua(seja hétero ou homo). As Escrituras citam exemplos do que aconteceu com quem se deixou levar por uma vida baseada em sexo. Davi mandou o seu soldado mais leal para morrer para poder ficar com sua esposa, Sansão revelou seu segredo para Dalila e perdeu suas forças, Salomão se desviou do caminho de Deus por causa de suas mulheres. Há outros exemplos que provocaram consequencias ruins, isso sem falar de hoje em dia, que muitas famílias estão se desfazendo por conta dos adultérios. A verdade… Ler mais »
Carlos Araujo
Visitante

Parabéns. Sou católico não praticante. E vejo que suas enunciações foram muito bem postas e bem colocadas. Seus parâmetros contextuais foram colocadas de forma clara e entendível. Ainda não vi este vídeo, porem, não costumo avaliar sem conhecer o outro lado da história. Contudo, perecebo que este youtuber fora infeliz com suas afirmações, e mais, com suas intenções, nada claras!!!
Falácias ou não, o que deve dizer é que: SE FORMARES OPINIÕES, TENS QUE SE BAZAR EM FATOS OU NOTAS HISTÓRICAS E SE APROFUNDAR EM DADOS…PORQUE SUA IMAGEM ESTARÁ ATRELADA À TUDO QUE DISSERES!!!
Parabéns!!

Carlos
Visitante

Felipe entrou com os argumentos errados nessa discussão. As questões que podem ser levantadas é que homossexualidade não é pecado maior que o alcoolismo, o adultério, a calúnia, a avareza e outros pecados desconsiderados por muitos que usam a religião para atacar a homossexualidade. Mas o principal ponto desconsiderado, é que praticar ou não praticar determinado ato não salva nem torna ninguém Cristão de fato. Todo Cristão deveria proclamar isso, mas prefere usar um pecado específico de nicho para atacar e justificar ódio e ideologias mundanas como mais santas do que outras

José Carlos
Visitante

Não entendi o que é pecado ?
Pecado não existe?

Rogério Silva
Visitante
Oh! Carlos amado! Quero só esclarecer a você, que você não sabe, mas o verdadeiro Cristão, não odeia ninguém, mas tem a obrigação de deixar claro o que diz as “Escrituras Sagradas” a qual você demonstrou que não conhece nada, sobre este ou outro assunto qualquer, se as pessoas gostam ou não aí não é conosco, vão reclamar com “DEUS”, pois as palavras são dele… Já vi que você não conhece nada da palavra de “DEUS”, mas analise estes versos que citarei… Ah! mas antes, claro amado, que todo pecado é pecado, mas “DEUS”, classifica-os de formas diferentes, veja! Não… Ler mais »
NADA SERÁ COMO ANTES
Visitante
Nós só vamos verdadeiramente evoluir , quando tirarmos essa maldita palavra do nosso vocabulário usual ” PECADO”, que limita , amedronta e ratifica um erro cultural. Não existe pecado e sim ERROS E ACERTOS, estes são inerentes a humanidade. As religiões mantêm a humanidade submissa e sem pensamento crítico , são povos com medo do castigo do altíssimo e reprimidos cometem barbaridades , pois TUDO QUE REPRIMIMOS TRANSFORMA-SE EM DOENÇAS OU LOUCURA. E todo mundo faz SAFADEZA POR BAIXO DOS PANOS , quando não tem liberdade de expressão . A HIPOCRISIA REINA NO MUNDO EM NOME DE DEUS ( criado… Ler mais »
Luciferiano
Visitante

Não devemos confundir liberdade com libertinagem.
É claro que Deus quer que sejamos livres, e nos tem amor. Doravante esses fatos, ele nos adverte sobre um caminho reto e sereno que leva a sanidade e compreensão. Mas como Deus fala as verdades que doem nos ouvidos sensíveis, estes se sentem incomodados.

Lílian Alice Ribeiro Albano de Lima
Visitante
Lílian Alice Ribeiro Albano de Lima

criou o sexo para ser feito apenas entre um homem e uma mulher, e apenas se forem casados. (Gênesis 1:27, 28; Levítico 18:22; Provérbios 5:18, 19)

Rogério Silva
Visitante
Amém Amados! Na verdade o garoto lá, “na verdade o menino”, queria seus minutinhos de fama e não é que ele conseguiu muito mais que isto… Ele nunca mais vai ser esquecido pelas besteiras que ele disse e não foi só uma, foram várias mas a que mais repercutiu foi essa que o destacou como o mais novo e maior Lexicógrafo do “mundo besteirol” que ele criou, “é um menino” e como todo menino, por onde passa deixa um mau cheiro enorme e rastros de podridão… ” Ele precisa com Urgência conhecer a Cristo e se converter, pois ele não… Ler mais »
Assim Na Terra Como No Céu
Visitante
DEVEMOS DESRESPEITAR A TODOS E MANTER NOSSA OPINIÃO , CUSTE O QUE CUSTAR. OS GRANDES LÍDERES DA HUMANIDADE NÃO RESPEITAM NINGUÉM . INCLUSIVE JESUS CRISTO QUE PREFERIU À MORTE , A NEGAR QUE ERA DEUS, MÉDICO E REI. FELICIDADE É DIZER O QUE SE PENSA , SIMPLES ASSIM , E SE VOCÊS PARASSEM DE FICAR FALANDO NO QUE DIZ A BÍBLIA E ENSINASSEM QUE ‘ EXPRESSAR A OPINIÃO PESSOAL’ É O INÍCIO DE UM MUNDO MELHOR PARA SI MESMO , JÁ ESTARIAM FAZENDO ALGO CONSTRUTIVO. FELICIDADE É DIZER O QUE SE PENSA , SIMPLES ASSIM . QUEM PENSA QUE DIZ… Ler mais »
ANTCNC
Visitante

Hoje estava assistindo a um programa na TV muito engraçado. Eles estavam explicando passagens da bíblia. Mas quando falaram que Jesus disse que somos néscios , só citaram e foram atropelando e repetindo o NADA A VER. Quer dizer , o povo todo recebe o Espírito Santo e do NADA já entende todos os ensinamentos de Deus.

ANTCNC
Visitante

Glória a Deus por EU existir . Não sou um patinho de madeira , que dentro d’água balança a cabeça parecendo dizer o tempo todo que sim. Amém !!!

ANTCNC
Visitante

CARACA … O sino da igreja tocou na hora do AMÉM .

Alan
Visitante

Acredito que se o dicionário consultado é parcial, não da pra realmente sabermos a verdade, devemos procurar conteúdo de eruditos sem uma crença especifica.

Lucas Fonseca Faria
Visitante

A palavra homossexual apareceu na prineira metade do seculo xix, como poderiam traduzir do grego uma coisa que surgiu a pouco tempo?

Raciocínio Cristão (editor)
Visitante

Lucas, não é a palavra em si como a conhecemos hoje, mas o que a palavra original significava quando foi proferida. Entende?

wpDiscuz
Translate / Traduzir