Notícias

Falta fé na força: Jediísmo não é uma religião – decide autoridade britânica

 


A Comissão da Caridade, órgão do governo britânico que registra e fiscaliza organizações de beneficência, determinou que o Jediísmo – a adoração da mitologia dos cavaleiros Jedi da série de filmes “Star Wars” (Guerra nas Estrelas) – não é uma religião.

A decisão afirma que

… o Jediísmo não promove melhorias éticas ou morais especificadas na legislação que regula este tipo de instituição em Inglaterra e no País de Gales.

Segundo o órgão, não há provas suficientes de que a “melhoria moral” estaria no centro das convicções e práticas do Jediísmo, além de não haver a “coerência, coesão ou seriedade”, características de um verdadeiro sistema de crenças.

Para ser classificada como uma religião, esclarece a comissão, seria necessário comprovar os impactos positivos na sociedade em geral e, na percepção do órgão, o Jediísmo tem um foco interno, concentrado em seus próprios membros.

Dados do Censo de 2011 no Reino Unido revelam que 177 mil pessoas se declaram jediístas quando questionadas sobre a sua religião, o que a tornaria a sétima mais popular no país.

De piada a crença

Tudo começou como uma resposta irônica de alguns ateus no Censo de 2001 do Reino Unido, ano em que a pergunta sobre crença religiosa foi incluída pela primeira vez. Por causa disso, 390 mil pessoas se disseram “seguidoras da Força”.

Mas enquanto alguns apenas ironizavam, outros decidiram levar a sério as mensagens de Guerra nas Estrelas e propuseram-se criar um sistema de crenças e um código religioso inspirado na série de filmes.

E, embora o número de adeptos tenha caído no decorrer do tempo por causa da queda da popularidade da “brincadeira”, no Reino Unido, de acordo com os dados do Censo de 2011, o Jediísmo tem mais seguidores que os rastafaris e os jainistas .

O “líder religioso” da Igreja do Jediísmo no Reino Unido, Daniel Jones afirmou ainda estar convencido que o movimento mudará de estatuto dentro de cinco anos, conquistando o título de religião.

Para Kenneth Dibble, consultor jurídico-chefe da Comissão de Caridade,

… a lei relativa ao que é e não é uma caridade evolui continuamente e, como neste caso, pode ser influenciada por decisões em outras áreas. Nosso papel é crítico em interpretar e explicar o que a lei considera uma instituição de caridade.

O Jediísmo também não conseguiu estatuto de religião oficial na Nova Zelândia, onde no ano passado o Ministério da Administração Interna negou à Sociedade Jedi o título de “entidade religiosa caritativa”.

O que é Jedismo?

De acordo com a Ordem do Templo de Jedi, o Jediísmo é baseado na observação da “Força“, descrita como “um poder ubíquo e metafísico” que os Jedis acreditam ser a natureza subjacente e fundamental do Universo.

Os Jedis não acreditam em um deus, mas a fé seria na “Força” e no valor inerente de toda vida dentro dela.

Eles acreditam na vida eterna através da “Força” e, por isso, não são “obcecados no luto por aqueles que morrem”.

A definição de Jediísmo diz que a religião é “uma inspiração e um modo de vida” para aqueles que assumem “o manto de Jedi“.

A Doutrina Jedi reconhece que

… há espaço para que os seguidores simplesmente vejam o Jediísmo como uma filosofia ou modo de vida.

Alguns dos adeptos preferem evitar a palavra religião.

Nota: Já havíamos falado a respeito do Jediísmo em outro artigo que aborda também outras “religiões curiosas” que existem no mundo. Clique neste link para ver.

 

Fonte:

BBC- Autoridades britânicas negam status de religião aos Jedi

Imagem fonte: Reprodução Google

2 thoughts on “Falta fé na força: Jediísmo não é uma religião – decide autoridade britânica

  • Mauricio Saramago

    Isso tudo e mais algumas coisas foram prevista pelo Senhor Jesus Cristo. Não me assusto com essas heresias, apenas sinto tristeza porque homens dotados de inteligencia que julgam ser superior, acreditar numa baboseiras dessas. Infelizmente satanás esta ai para isso mesmo, mentir e enganar a incautos ou “inteligentes”. A nós Cristãos só resta orar e pedir a misericordia do Senhor para eles.

    Resposta
    • Hayato satoshi

      sua falta de fé na força é perturbadora

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *