Notícias

Vaticano usa doações que seriam destinadas aos pobres para reduzir seu déficit orçamentário, afirma investigação

 

O Vaticano arrecada anualmente mais de 55 milhões de dólares (aproximadamente 226 milhões de reais) em doações através do fundo de caridade de Peter’s Pence. Porém, apenas 10% desse montante chega aos necessitados, sendo que o Papa Francisco pode usar legalmente o restante do valor.

De acordo com um relatório do Wall Street Journal, citado pelo All That’s Interesting (ATI), apenas 10% dessas doações foram usadas para fins de caridade. Como referiu a rede de TV CNBC, dois terços do dinheiro restante destinam-se a equilibrar o orçamento interno do Vaticano.

A notícia pode ser alarmante para os fiéis doadores, cuja intenção era ajudar os necessitados e não pagar o déficit administrativo do Vaticano. Este passou de 76 milhões de dólares (cerca de 312 milhões de reais) para 333 milhões de dólares (1,39 bilhão) em 2018. A eleição do Papa Francisco em 2013 dependia de aliviar as questões financeiras da Santa Fé.

Enquanto isso, em novembro, o Papa também demitiu o principal regulador financeiro do Vaticano, alegando a sua conexão com o escândalo imobiliário em Londres. O relatório aponta que a crescente dívida do Vaticano se deve, em grande parte, ao aumento dos salários e à diminuição dos investimentos, além de outras falhas financeiras.

Contudo, segundo o ATI, o mais perturbador talvez seja o fato de um Papa poder usar as doações para o ministério. Além disso, os ativos da Peter’s Pence diminuíram desde que Francisco foi nomeado. Nos últimos seis anos, os ativos de 775 milhões de dólares (696 milhões de euros) passaram a 665 milhões (597 milhões de euros).

A Pence’s Peter (também conhecida como Denarii Sancti Petri ou Óbolo de São Pedro) recebe doações de católicos romanos todos os anos, no mês de junho. O site da instituição de caridade indica trata-se de “um dia para as obras de caridade”.

“Essas doações de fiéis individuais ou de igrejas locais aumentam a consciência de que todos os batizados são chamados a sustentar o trabalho de evangelização e, ao mesmo tempo, a ajudar os pobres da maneira que for possível”, lê-se no site.

Devido a estas questões, apontou o ATI, não é surpreendente o fato de a Peter’s Pence não estar listada em sites de ‘ranking’ de caridade, como o Charity Navigator, o CharStar Watch ou o GuideStar. O site da Peter’s Pence simplesmente fornece números de transferência bancária que levam a um banco italiano.

Esta revelação é mais um dos escândalos que têm marcado o Vaticano nos últimos anos, desde a invasão da polícia da Santa Fé à Secretária de Estado e a sede financeira.

 

Fontes da notícia:

Wall Street Journal

All That’s Interesting (ATI)

CNBC

Notícia original em: ZAP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *